O Consulado Honorário da Coreia do Sul no Rio de Janeiro foi inaugurado na Firjan, em 28/08, tendo como cônsul Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação. O objetivo da iniciativa é fortalecer os laços econômicos e comerciais entre o Brasil e o país asiático, que se destaca por ser a 13ª maior economia do mundo e a 6ª em exportação.
“A Coreia do Sul é exemplo de luta, perseverança e êxito. Optou por priorizar a educação como política de estado, o que resultou na competência do país, cujo PIB aumentou 386 vezes desde a década de 1960, enquanto o do Brasil cresceu 135 vezes, no mesmo período”, afirmou Eduardo Eugenio, observando ainda que os indicadores socioeconômicos brasileiros, 50 anos atrás, ainda eram superiores aos daquele país.
Hak You Kim, cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, destacou o desejo de que o intercâmbio comercial entre os dois países volte ao patamar de 2014, quando atingiu US$ 14 bilhões. Com a crise econômica, o volume caiu para US$ 8 bilhões em 2017. “Acredito que as atividades do Consulado Honorário contribuirão para atingir essa meta de ampliar o intercâmbio comercial, visto que Eduardo Eugênio é um empresário competente, com vasta experiência nas áreas econômica, financeira e comercial”, declarou.
Atividades programadas
Entre as ações previstas, está a realização de dois seminários ainda este ano, na Firjan. O primeiro terá como objetivo a troca de ideias e experiências sobre a nova economia, com a participação de especialistas coreanos em startups e tecnologia da informação. O segundo debaterá o significado de um possível acordo comercial entre a nação asiática e o Mercosul. As negociações bilaterais tiveram início em maio passado, devendo se prolongar por mais dois anos.
Outra proposta, defendida por Eduardo Eugenio, é o estabelecimento de cooperação técnica entre a Firjan SENAI e uma instituição similar coreana, sobretudo no contexto da indústria 4.0, voltada para o treinamento das novas gerações diante dos desafios da economia digital.
Sem poder estar presente, Kang Kyung-wha, ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, enviou mensagem de felicitações, desejando o fortalecimento dos laços entre os dois países.