
Presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Marcelo Kaiuca (ao centro), com o grupo de empresários durante a visita guiada à GranadoFoto: Paula Johas / Firjan
O Conselho Empresarial Firjan Nova Iguaçu e Região reuniu empresários da Baixada Fluminense nas instalações da fábrica da Granado, nesta quinta-feira (15/5). Além da experiência sensorial, a iniciativa promoveu troca de conhecimentos entre os industriais. O presidente regional da federação, Marcelo Kaiuca, acompanhou o grupo em uma visita técnica e conheceu o processo produtivo da fabricante de cosméticos e medicamentos mais tradicional do Brasil. Do município de Japeri, a botica fundada em 1870, possui atualmente mais de 100 lojas, distribui suas mercadorias por todo o país e avança no mercado internacional, tendo os produtos comercializados nos Estados Unidos e Europa.

Empresários conheceram o processo de produção da fábrica que atua com tecnologia e sustentabilidade
“Temos na região empresas que desempenham importante papel para o desenvolvimento não apenas da economia local, mas do estado e assim como a Granado, levam o nome do nosso país para o mundo. O compartilhamento de toda essa estrutura e expertise é inspirador, além de contribuir para a troca de conhecimentos e consequente, crescimento da indústria local”, destacou Marcelo Kaiuca, que conheceu com os empresários toda a instalação composta por cinco módulos de fabricação. A estrutura está instalada em um terreno de 400 mil m2, com 40 mil de área construída.
Maior empregadora do município de Japeri, a fábrica possui atualmente 900 colaboradores e 60% dessa mão de obra é formada por moradores da região. O número de profissionais que formam a força de trabalho da Granado chega a 2200 quando consideradas as lojas, escritórios e instalações espalhadas pelo Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo), Europa (Paris, Lisboa e Londres) e Estados Unidos (Nova York).

Em visita, houve troca de experiências sobre a operação industrial
Para atender a demanda nacional e internacional, a Granado tem uma produção média de 22 milhões de unidades por mês, mais de 250 milhões anualmente. A marca mundialmente conhecida pelos sabonetes, perfumes, colônias e cremes hidratantes, tem uma produção variada com mais de mil itens diferentes distribuídos nas ainda pelas linhas de farmácia, cosméticos, kits, home care, produtos veterinários, maquiagem, ceras e outros.
“Atuamos com diferentes produtos e seguimos sempre na busca por inovação no nosso processo produtivo, seguindo a demanda do mercado, sem deixar de lado a essência da nossa marca, que é fator de identificação entre os usuários dos nossos produtos. Temos grande satisfação em compartilhar a nossa história com empresários da região que possuem potencial de crescimento e melhoria da economia local”, destacou o conselheiro da Firjan Nova Iguaçu e Região, Rodrigo Monteiro, diretor industrial da Granado.

Grupo acompanhou de perto alguns processos de produção dos sabonetes, velas, perfumes e cremes
Com cinco módulos, a fábrica possui sistemas automatizados, com equipamentos modernos, de alta tecnologia, que contribuem para a produção em grande escala. No entanto, devido à natureza e delicadeza dos produtos, todo o processo conta com o olhar atento e sensibilidade dos colaboradores. Como é o caso do setor de velas, onde cada uma é preparada sob o monitoramento de profissionais que cuidam não só da elaboração, mas dão o toque especial na finalização de cada unidade. Assim como para a criação dos kits de cosméticos, de temas e fragrâncias diferenciados, que chamam a atenção dos usuários da marca e vêm conquistando cada vez mais o público.
O cuidado na elaboração de cada produto se estende às iniciativas ambientais que mostram o alinhamento entre a tecnologia e a sustentabilidade no processo produtivo. A fábrica atua com programas para o reaproveitamento de resíduos, utiliza 100% da energia de fontes renováveis, conta com sistema de aproveitamento da água da chuva, tem programa de reciclagem que retira 100% das embalagens do mercado, criou em suas instalações um lago totalmente integrado ao meio ambiente e uma horta orgânica.

Conselheiros verificaram de perto o processo, desde o manuseio da matéria-prima até o produto final