
Foto: Marcelo Martins/Firjan
Com a proposta de promover o crescimento econômico de Niterói e região, a Firjan Leste Fluminense realizou, nesta quinta-feira (8/5), a entrega da Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, contendo os principais pleitos para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios localizados ao leste da Baía de Guanabara e da Região dos Lagos. O presidente da Firjan Leste, Ricardo Guadagnin, reuniu representantes do poder público e empresários de diferentes setores da indústria, para apresentar o documento e debater sobre as principais demandas para: a melhoria do ambiente de negócio, infraestrutura, oferta de educação, formação profissional, empregabilidade e maior eficiência para a gestão pública.
O foco é aumentar a produtividade, que é essencial para a retomada econômica do país nos próximos anos. “O objetivo é apoiar os gestores na identificação das prioridades para o desenvolvimento do Leste Fluminense. A partir do incentivo à competitividade e à produtividade da indústria da região”, ressaltou Guadagnin.
 |
Ricardo Guadgnin, presidente da Firjan Leste, durante encontro com representantes do poder público municipal | Foto: Marcelo Martins/Firjan |
O evento contou com a participação dos secretários municipais Felipe Peixoto (Executivo, de Niterói), Juliana Benicio (Inovação, Ciência e Tecnologia, de Niterói), Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, de Niterói), Thiago Moura (Turismo e Desenvolvimento Econômico, de Araruama), Marcelo Dusi, (Desenvolvimento Econômico, de Cabo Frio), Evanildo Barreto (Desenvolvimento Econômico, de São Gonçalo); e Analícia Figueiredo (Fazenda, de Casimiro de Abreu).
As propostas do documento foram detalhadas pela coordenadora de Suporte à Produtividade Empresarial da Firjan, Julia Nicolau. “Para gerar desenvolvimento é preciso promover uma indústria forte e produtividade no trabalho. A produtividade está associada a diversos fatores, como capacitação de funcionários, tecnologia, inovação, mas tem toda uma agenda que torna o ambiente de negócios melhor, com infraestrutura, capital humano e que estimula a realização de investimentos e negócios”, explicou.
Clique aqui e acesse a agenda de propostas
Das 11 propostas prioritárias para a Região Leste, as mais debatidas na reunião foram: ampliar a implementação da Lei Geral da MPEs em todos os municípios da região; regulamentar a cédula de crédito empresarial como forma de estimular a maior participação de micro e pequenas empresas nos editais públicos municipais; e criar um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado, incluindo as inter-relações com outras regiões do estado.
Outros pleitos apontados na agenda foram melhorias nas condições de tráfego na BR-101 Norte (trecho entre São Gonçalo, Itaboraí e o acesso para Magé) junto à concessionária e aos órgãos federais; e a realização de podas preventivas de modo a contribuir para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica nas áreas de concentração industrial, nos distritos e condomínios industriais e empresariais.