
Empresários da diretoria da Firjan/Cirj recebem o especialista em comércio exteriorFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Convidado a participar da reunião dos Conselhos Firjan/Cirj, realizada nesta segunda, 28/7, na Casa Firjan, Welber Barral, sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados e ex-Secretário de Comércio Exterior, fez um panorama para empresários fluminenses sobre a entrada em vigor da tarifa americana sobre produtos brasileiros, prevista para a próxima sexta, 1/8.
Com o título Tarifaço – contexto global e desdobramentos para a economia brasileira, Barral, advogado especializado em Comércio Exterior, traçou uma linha do tempo da decisão, as motivações e as possíveis reações e estratégias brasileiras. “O governo Trump anunciou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, sendo o Brasil o segundo país mais afetado, mesmo com superávit comercial favorável aos Estados Unidos. O Brasil não esperava uma medida tão alta. Produtos como aço, alumínio, café, suco de laranja, manga, celulose e maquinário são os mais impactados. Hoje, o melhor resultado seria uma postergação da negociação”, disse, alertando sobre a particularidade do caso brasileiro. “Trump tem envolvido objetivos não comerciais da negociação”.
O presidente da Firjan e do Conselho de Administração Cirj, Luiz Césio Caetano, e o presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, lideraram a reunião, que contou ainda com uma apresentação de um estudo da Firjan sobre os impactos do tarifaço na economia fluminense. “Hoje foi uma oportunidade não de esgotar, mas de entender um pouco mais esse assunto extremamente complexo, que impacta os nossos negócios”, afirmou Caetano. “A parte política e ideológica não pode poluir o entendimento entre os dois países”, alertou Eduardo Eugenio.
“Nosso objetivo durante todo esse processo foi tentar entender qual seria o impacto para a economia brasileira e, principalmente, para a economia do Rio. É uma tarefa muito complexa, porque tem diversos desdobramentos”, explicou Jonathas Goulart, gerente de estudos econômicos da Firjan.
Carlos Erane de Aguiar e Henrique Nora, 1º e 2º vice-presidentes da Firjan, Isadora Landau Remy e Antonio Vilela, 1ª e 2º vice-presidentes da Firjan Cirj, integraram a mesa que conduziu a reunião.
No último dia 9 de julho de 2025, o governo dos EUA anunciou uma tarifa transversal de 50% sobre importações originadas no país, a partir do próximo dia 1º de agosto.
Firjan ouve empresários fluminenses
Com objetivo de traçar um perfil das empresas fluminenses que atuam nas exportações para os EUA e evidenciar os obstáculos e possíveis impactos internos e externos que podem afetar as empresas, a Firjan está ouvindo empresários por meio do questionário 'Impactos das Tarifas dos EUA sobre a indústria do estado do Rio'. Caso ainda não tenha respondido, não perca o prazo: o formulário fica disponível até 31de julho.
CLIQUE AQUI E ACESSE O QUESTIONÁRIO