
Expansão do polo industrial gerou 55 novos empregos na fábrica.Foto: Divulgação / Firjan
Durante reunião do Conselho Empresarial da Firjan Noroeste Fluminense, representantes da Companhia Paduana de Papéis (Copapa) compartilharam com os empresários detalhes sobre a expansão industrial da empresa. Fundada em 1960, em Santo Antônio de Pádua, a Copapa está entre as fabricantes de tissue mais presentes nos lares brasileiros, sendo uma das melhores empresas de 2025 na categoria papel e celulose. A implantação do segundo polo industrial gerou 55 novos empregos na fábrica, que atualmente possui 650 funcionários diretos.
Para o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, a presença da companhia é um orgulho para a região. “Ter a sexta maior fabricante no mercado brasileiro na cidade de Santo Antõnio de Pádua, há 65 anos é motivo de celebração. Sabemos das dificuldades que os empresários enfrentam no seu dia a dia, e a Federação tem apoiado a indústria com foco em melhorias, e a expansão é resultado do trabalho de gestão que a Copapa faz com excelência e, porque não dizer, da parceria firme para maior desenvolvimento da região”, destacou.
Sabemos das dificuldades que os empresários enfrentam no seu dia a dia, e a Federação tem apoiado a indústria com foco em melhorias, e a expansão é resultado do trabalho de gestão que a Copapa faz com excelência e, porque não dizer, da parceria firme para maior desenvolvimento da região. José Magno Vargas Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste.
De acordo com o gerente executivo industrial da Copapa, Ademar Octávio, antes mesmo da expansão, a empresa já mantinha em Pádua uma infraestrutura industrial moderna e em conformidade com a regulamentação brasileira, no entanto, a Copapa enxerga a necessidade de expansão contínua de sua planta industrial “para atender à demanda do consumidor e fortalecer sua posição como um player importante”, pontua Ademar.
Durante a apresentação, também foram destacadas as iniciativas ESG como as preocupações sobre origem de matérias-primas e tratamentos de resíduos, além da gestão criteriosa para garantir a qualidade e sustentabilidade dos produtos. “Atuamos com os mais altos padrões de qualidade e etapas predefinidas em todo o processo industrial para otimizar os resultados da produção”.
Com forte presença na região sudeste do Brasil, a Copapa possui centros de distribuição em Caxias e na cidade do Rio de Janeiro, além de um centro em Contagem, Minas Gerais.
Ainda durante a reunião do Conselho Empresarial, foram apresentadas informações sobre o investimento de cerca de 20 milhões de reais na unidade Firjan SESI Itaperuna para ampliação e implantação do Novo Ensino Médio. No início do mês de setembro foram iniciadas as obras que, além da ampliação, resultarão em melhorias em espaços de saúde e lazer.
 |
Presidente da Firjan Noroeste (ao microfone) fala ao gerente executivo industrial da Copapa e ao diretor de Competitividade, Inovação Empresarial e Comunicação Corporativa da Firjan, Maurício Fontenelle, e à gerente geral de Relacionamento e Desenvolvimento empresarial, Marina Tostes, entre outros. Foto: Divulgação / Firjan. |