Desmistificar os assuntos relacionados a governança foi o tema da reunião do Conselho Empresarial ESG, realizada nesta sexta-feira (25/5). Por meio de videoconferência, foram debatidas formas de promover um bom ambiente corporativo, disseminando boas práticas de cultura de sustentabilidade nas organizações. O conselho também discutiu como as empresas se comunicam com os seus diversos públicos e qual a necessidade de pensar não só nas questões que afetam o seu negócio, mas também nas que estão voltadas para os seus fornecedores dentro da cadeia produtiva.
“Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) está muito alinhado com essa jornada, como com essa trilha que estamos criando no nosso conselho. O objetivo é fortalecer, não só o conselho e a federação, como também causar um impacto importante nas empresas de todos os portes. É adquir mais conhecimento nos temas de transparência, equidade, prestação de contas, tudo aquilo que o IBGC faz de forma muito positiva e que estimule a sustentabilidade social financeira de governança de longo prazo para todos”, destacou Claudia Guimarães, vice-presidente do Conselho.
Patrícia Garcia, coordenadora geral do Capítulo Rio do IBGC, falou sobre como as empresas precisam se organizar, de acordo com seu modelo de negócio, para se fortalecer e gerir suas responsabilidades perante a sociedade. Além de obedecer a pontos como integridade, transparência, equidade, accountability e sustentabilidade. “A importância do nosso trabalho está em desmistificar a complexidade da governança. É tentar trazer governança para melhorar a sociedade. Uma empresa que tem boa governança, seja ela uma startup, uma microempresa ou uma corporation, tem muito mais chance de navegar nesse mundo cheio de mudanças que a gente enfrenta”, explica Garcia, destacando que a grande ênfase da governança atual está ligada à diversidade, pluralidade e equidade nas organizações e na sociedade, já que áreas social e ambiental, de inovação e transformação, estão interligadas.