Perspectivas do cenário econômico para 2023 e ações em prol da indústria do Centro-Sul Fluminense foram discutidas na última reunião do ano do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Sul Fluminense. O encontro contou com a participação do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.
“Nós temos vários desafios e estamos prontos para enfrentá-los. A Firjan representa verdadeiramente os interesses da indústria, nós vamos continuar na nossa luta e com a nossa voz, articulando pautas e discussões pelo desenvolvimento industrial”, disse o presidente da Firjan.
“Embora 2022 tenha sido um ano difícil diante do cenário mundial, nós trabalhamos muito e avançamos na entrega em diversos setores”, afirma Luiz Césio Caetano.
A representação regional também fez um balanço positivo das atividades durante o ano, com uma série de agendas realizadas para discutir o sistema tributário e buscar caminhos para a redução da carga para as indústrias da região, além de ações para fortalecer e promover educação, segurança e saúde para o trabalho. Muitas demandas também foram apresentadas e reivindicadas, entre elas, a simplificação dos processos de licenciamento de obras, que resultou na assinatura do Licença 4.0, uma parceria entre a prefeitura de Três Rios e a Firjan.
“Nós estamos fechando o ano com muitas realizações. O saldo de empregos da região está positivo e, apesar das incertezas, as nossas indústrias estão se recuperando. A nossa regional seguirá com as novas metas em prol do desenvolvimento regional para 2023”, finaliza Waldir dos Santos Jr., vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense.
Outra grande conquista foi a inauguração do laboratório FabLab da Firjan SENAI, um espaço de educação com inovação para prototipagem que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da comunidade.
Visita às obras do novo Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI Três Rios
Uma das metas de 2023 na região é a inauguração do novo Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos dedicado aos ensaios da Norma de Desempenho Habitacional e laboratoriais para diversas matrizes, além de análises de conformidade de produto e consultoria de processo produtivo da cerâmica.
Na ocasião, membros da diretoria da Firjan e empresários do conselho visitaram as obras da unidade, que será a terceira no Brasil a realizar testes de incêndio e o quarto laboratório de acústica para a construção civil para atender a clientes de todas as regiões do país. Os ensaios avaliam o esforço estático em guarda-corpo, estanqueidade em esquadrias, permeabilidade das paredes, ações de calor e choque térmico, desempenho acústico e avaliação computacional de desempenho térmico e lumínico, certificando e valorizando empreendimentos do setor da Construção Civil e contribuindo com edificações mais eficientes e seguras.
Empresário do segmento de cerâmicas, Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense e presidente do Sindicer-MVP, ressaltou que este laboratório vai trazer ainda mais segurança e credibilidade aos projetos do setor. "Com essa nova estrutura as indústrias poderão dar mais segurança às suas inovações, comprovar sua funcionalidade e aplicabilidade. Além disso, a Firjan SENAI Rio passa a ser uma referência nacional para o setor", concluiu o empresário.