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MRS Logística expõe planos de investimento para o estado do Rio de Janeiro na Firjan

Acima: Márcio Fortes (Firjan), Mauro Viegas Filho (Firjan) e Gustavo Bambini (MRS Logística)

Acima: Márcio Fortes (Firjan), Mauro Viegas Filho (Firjan) e Gustavo Bambini (MRS Logística)Foto: Marcelo Martins/Firjan

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Publicado em 14/05/2025 17:45  -  Atualizado em  16/05/2025 18:10

A MRS Logística, operadora responsável pela malha ferroviária de 1.643 quilômetros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro, participou de reunião do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, em 13/5. A empresa apresentou as perspectivas e planos de investimento em infraestrutura ferroviária e mostrou que, entre as obras previstas para o estado do Rio, há o compromisso de construírem 10 viadutos e 82 quilômetros de vedação na malha ferroviária sob seus cuidados.

Mauro Viegas Filho, presidente do Conselho, convidou a empresa para divulgar seus planos de revitalização da malha ferroviária até 2056, prazo da concessão recentemente renovada. O empresário ressaltou que “a nova estrada de ferro EF-118 poderá receber investimento cruzado com o investimento da renovação da concessão da MRS. O projeto da ferrovia tem 495 km de extensão e prevê ligar a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, à malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro”. 

O plano de investimento previsto na renovação de concessão da MRS, de acordo com Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da empresa, está calcado em três pilares: expansão de capacidade e melhoria do desempenho, que é o investimento em construção e ampliação de pátios, remodelação da via permanente e aquisição de locomotivas vagões e equipamentos novos; obras de interesse público, que são destinadas à melhoria da mobilidade urbana e aumento de intermodalidade; e obras chamadas de conflitos urbanos, que são investimentos em viadutos, passagens inferiores, passarelas, vedação, e passagens em nível. O objetivo é melhorar a segurança e reduzir as interferências entre a cidade e a ferrovia nas comunidades pulverizadas ao longo da malha. 

No panorama da concessão apresentado no encontro, Bambini destacou também um conjunto de iniciativas no Pátio do Arará e no Ramal Ferroviário do Caju, para aumento da eficiência, capacidade e produtividade dos trens que acessam o Porto do Rio. O investimento prevê, entre outros, a duplicação da linha de entrada no pátio e construção de novas linhas para formação de fila. 

“No plano total de investimentos para a redução de conflitos urbanos no estado do Rio, os nossos compromissos com obras incluem a construção de 10 viadutos, passarelas de pedestres, seis soluções extraordinárias, 82 quilômetros de vedação, 113 direcionadores de fluxo e 33 revitalizações de passagens de nível e sinalizações”, explicou Bambini, que assumiu o compromisso de que todos esses projetos de engenharia, que inclusive já foram disparados, vão ser realizados dentro do prazo.

 
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