O Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Firjan recebeu o diretor-presidente da Light, Alexandre Nogueira, para falar dos desafios e as oportunidades enfrentados pelo setor elétrico no estado do Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 14/8). A reunião, na sede da federação, tratou também de perspectivas de investimentos e reestruturação da empresa.
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, enfatizou a importância do diálogo com a companhia de energia elétrica como ferramenta crucial para avançar no combate às dificuldades atuais, como furto de energia e inadimplência. Problemas que afetam diretamente as concessionárias e se transformam num desafio logístico e financeiro para a Light.
“Precisamos modernizar operações e melhorar processos, garantindo um fornecimento de energia que impacte positivamente o consumidor e as distribuidoras. Assim, a cooperação é vital para investimentos no futuro econômico do Rio de Janeiro”, destacou Luiz Césio Caetano.
O presidente da Firjan reforçou a necessidade de fortalecer a confiança e a produtividade no setor elétrico, salientando que a colaboração entre as partes interessadas é essencial para garantir a sustentabilidade econômica do estado.
Antônio Carlos Vilela, presidente do Conselho de Energia Elétrica, também abordou a importância do diálogo no setor elétrico, pois o Brasil enfrenta um período de transição energética com grandes desafios regulatórios. “Temos uma responsabilidade moral de nos tornarmos competitivos em meio a essas mudanças e precisamos olhar criticamente para nossa situação atual”, declarou o também 2º vice-presidente da Firjan CIRJ.
No atual cenário energético do Rio de Janeiro, a Firjan não tem poupado esforços junto às distribuidoras de energia para solucionar problemas de fornecimento enfrentados por empresários locais, de acordo com Vilela. Entre fevereiro e julho deste ano, 53 empresas já receberam suporte, abrangendo distritos industriais, regiões e até sindicatos.
"Esse trabalho começou com a Light e já expandiu para incluir empresas da área de concessão da Enel”, afirmou Vilela, enfatizando sua disposição em atender às demandas dos associados. "Esse é um claro exemplo de como a colaboração entre o setor produtivo e as distribuidoras pode gerar resultados concretos e rápidos para a economia fluminense", completou Vilela.
Já o diretor-presidente da Light, Alexandre Nogueira, destacou os avanços da empresa e suas perspectivas em relação aos investimentos na rede de distribuição. Nogueira fez um panorama da reestruturação pela qual a Light passou em 2023, dividindo o processo em três pilares: adequação financeira, reestruturação operacional e atualização do contrato de concessão. Ele enfatizou que a empresa precisava ajustar sua capacidade financeira e que esse equilíbrio é um dos principais objetivos da companhia.
"Sem caixa, não conseguimos avançar em nossos investimentos", disse Nogueira, que também abordou o processo de recuperação judicial da empresa.
"A eficiência da equipe própria é muito maior que a de terceirizados e isso nos ajuda na operação. Nossas melhorias já são visíveis, como a redução do tempo médio de atendimento, que elevou a Light à média nacional, e diminuiu o número de consumidores enfrentando longas interrupções de energia”, explicou.
Pedro Couto, assessor técnico do Sindicato da Indústria de Mineração de Brita do Estado do Rio de Janeiro (Sindibrita), falou sobre a parceria que a Firjan tem com a Light, que ajudou a resolver os problemas de qualidade de energia para importantes empresas do setor. O empresário agradeceu o serviço feito pela Firjan uma vez que esse diálogo abriu oportunidades para soluções dessas questões.
“Sendo minha primeira reunião nesse conselho, quero agradecer à Firjan por promover uma tarde de debates tão importante, sobretudo com a Light, dada a relevância da energia para nosso segmento e por vir nos ajudando a resolver problemas de energia.”
O secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Cassio Coelho, fez uma análise sobre os avanços no atendimento da Light e os desafios enfrentados pela concessionária e ressaltou que a empresa tem demonstrado melhorias significativas na qualidade do serviço.
“Hoje, quando há um problema de falta de energia, a informação é comunicada com antecedência. É um indicativo claro de progresso no atendimento”, afirmou o secretário, mencionando a crescente conexão com as empresas do setor, sendo um canal de diálogo entre os consumidores e a concessionária.