O Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan abriu espaço, nessa quarta-feira (22/10), para a divulgação da Política de Simplificação do Estado do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de tornar os serviços públicos estaduais mais simples e eficientes. A estratégia digital do governo foi apresentada por Feu Braga, secretário de Transformação Digital do estado do Rio de Janeiro, e por Roberta Sá, superintendente de Inovação e Modernização estadual.
“A política de simplificação pretende deixar mais transparentes e mais acessíveis todas as normas existentes no estado, com um lugar único com todos os normativos e certificações”, esclareceu Braga, ao convidar a Firjan para participar desse fórum para apresentar novas demandas sobre desburocratização.
Felipe Meier, presidente do Conselho, afirmou que “é um ganho enorme saber que existe uma política de simplificação, e que essa transformação digital é um elo importante para simplificar, padronizar e normatizar. É sensacional ver que o governo está desenvolvendo papel tão importante em todas as secretarias”.
O presidente enfatizou que é bastante relevante o convite para a federação participar do Fórum sobre esse tema, já que todos dependem muito dos serviços do governo e comemorou a importante informação de que o Proderj está se atualizado e preparado para atender às demandas do setor.
Já de acordo com o secretário, a estratégia de simplificação envolve três pilares: o técnico, o normativo e o de digitalização centralizada. Esse último trata de repensar o serviço e suas etapas para mudar a legislação de forma que os simplifique.
“Vários serviços, leis, decretos, normativos estão sendo melhorados com a política de simplificação de estado para fortalecer serviços que têm impacto muito grande em mais de uma secretaria. E ter a Firjan participando nessa política de simplificação fortalece muito o Fórum de Simplificação, para chegar na mudança do serviço público. A Firjan tem potencial para ajudar na estruturação e no apoio tecnológico para fazer a diferença na vida do cidadão”, avaliou Braga.
O Fórum de Simplificação é um órgão consultivo responsável pelo apoio na articulação, implementação, monitoramento e avaliação dessa política, explicou Roberta Sá. Segundo a superintendente, ele está voltado para ajudar a diminuir a burocracia na parte econômica dos empreendedores.
Centro de Referência em Tecnologia da Informação
Na reunião também foi apresentado o novo Centro de Referência da Firjan SENAI em Tecnologia da Informação (TI), o DigiTech. Dedicado à oferta de programas de educação profissional em TI, o centro visa suprir a necessidade de empresas do setor por mão de obra formada e qualificada no segmento. A inauguração será em dezembro no Edifício ECO Sapucaí, na Cidade Nova.
A infraestrutura do DigiTech conta com oito laboratórios de software, um de hardware, cibersegurança, Fablab e um auditório, com capacidade para atender 828 alunos por dia. O centro, que treina instrutores, professores, empresas e jovens, vai disseminar competências técnicas de sua unidade para núcleos avançados de TI no estado: Casa Firjan/Botafogo, Caxias, Macaé, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda.
Felipe Meier lembrou que as demandas de mão de obra nesse segmento são imensas. “A criação do Centro de excelência converge com o mercado, que pede o desenvolvimento de mão de obra. Por isso, é um orgulho participar desse projeto, já que temos centros para a mecânica, panificação, construção civil, gráfica, solda e não havia um de tecnologia, tema tão importante em todos os setores, já que é horizontal”.
Tendo como pilares inteligência artificial, cibersegurança, nuvem e experiências imersivas, o Digitech possui três modelos de atuação, o de aprendizagem profissional, o de certificação profissional e o de especialização técnica, com formação desde o nível básico até o mais avançado, afirmou Maurício Bonabitacola de Almeida, gerente de Operações da Firjan SENAI SESI Maracanã.
“O ambiente do Centro está pronto e já começa a receber equipamentos, como notebooks, servidores, óculos 3D, impressoras 3D, equipamentos e ativos de IOT. A previsão é inaugurar o DigiTech em dezembro e começar a operar em janeiro de 2026 para formar cerca de 400 alunos por mês só em certificação”, informou o gerente.