
Conselheiros conheceram as instalações da Mustad Brasil, referência global na produção de ferraduras para equinosFoto: Paula Johas / Firjan
O Conselho Empresarial da Firjan Serrana visitou, nesta quarta-feira (16/07), a sede da Mustad Brasil, que há 130 anos está instalada em Petrópolis, sendo a maior fabricante de ferraduras para equinos do mundo.
“Ao contrário do que muita gente pensa, ferradura parece simples, mas requer muita tecnologia e inovação. A Mustad tem uma história fantástica e é uma referência no mercado internacional”, ressalta Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.
Empresários conheceram o processo de produção das mais de 70 mil peças feitas por dia na fábrica, em Itaipava. | Foto: Paula Johas/Firjan
Durante a visita guiada, o gerente de produção, Ramon Farias, apresentou aos conselheiros a história da empresa, detalhes sobre a produção e o mercado, além das ações sustentáveis praticadas pela empresa, que possui sistema de carbono zero e energia verde. Em Petrópolis, a fábrica conta com cerca de 200 colaboradores, que produzem 16 milhões de peças por ano.
“Com raízes na tradição industrial, a empresa equilibra o artesanal e o tecnológico, mantendo sua essência em cada ferradura produzida. Nosso objetivo é atender bem o animal, mas também facilitar o trabalho dos ferradores com a qualidade do nosso produto”, afirma Ramon, que reforçou também a importância parceria com a Firjan SENAI SESI nos serviços em saúde ocupacional e educação profissional.
A Mattheis Borg, que hoje integra ao grupo Mustad Brasil, é a primeira indústria metalúrgica do estado do Rio de Janeiro, com a fundação da “Fábrica Nacional de Cravos para Ferrar”, em 1895, quando iniciou a sua produção com máquinas movidas a carvão e lenha. Atualmente, a empresa tem sede em Petrópolis (RJ) e Araçatuba (SP).