
Ao microfone, o vice-presidente da Firjan Centro-Sul, Waldir dos Santos JrFoto: Divulgação | Firjan
A reunião do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Sul Fluminense, na quinta-feira, dia 4/9, teve como tema central o contexto conjuntural e estrutural do mercado de trabalho. O encontro reuniu os empresários para analisar dados da Gerência de Estudos Econômicos da Firjan, que apontam um cenário de recuperação no emprego, mas ainda com desafios ligados à qualificação profissional e às transformações estruturais do mercado.
Segundo o vice-presidente da Firjan Centro-Sul, Waldir dos Santos Junior, o desafio exige ação conjunta. "Vivemos um momento de recuperação, com setores estratégicos voltando a contratar. Nesse sentido, a Firjan SENAI tem um papel decisivo, oferecendo cursos alinhados às demandas da indústria e ajudando a preparar os trabalhadores para as novas exigências do mercado. Investir em formação é garantir que nossas empresas possam crescer de forma sustentável e competitiva", analisa o empresário.
No acumulado de 2025, o Centro-Sul Fluminense registrou saldo positivo de 974 postos formais, mais que o dobro do mesmo período de 2024 (+456). O resultado foi impulsionado principalmente pela retomada do setor de Serviços e pelo aquecimento da Construção Civil. Entre os municípios, Três Rios se destacou com a abertura de 614 vagas, seguido de Areal (+450).