Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Confira os próximos cursos da Casa Firjan

Programação de cursos da Casa Firjan é voltada para as habilidades do futuro

Programação de cursos da Casa Firjan é voltada para as habilidades do futuroFoto: Paula Johas

07/03/19 14:08  -  Atualizado em  19/03/19 17:20

Quem deseja dar aquele “upgrade” no currículo, precisa conhecer os cursos da Casa Firjan. Em março e abril, cinco títulos vão agitar a unidade: Introdução ao Fashion Film, Design Thinking, Criatividade Aplicada, Storytelling para Negócios e Mindfulness. Em maio, estreia também o curso Estudos de Futuro.

“Identificamos tendências de mercado, desafios e oportunidades, oferecendo, assim, experiências educacionais orientadas às competências socioemocionais e técnicas que serão exigidas no futuro”, afirma Daniel Pan, especialista de Conteúdo Integrado da Casa Firjan, ao falar dos diferenciais do portfólio oferecido.

Design Thinking

Com início em 25/03 e duração de 24h, o curso de Design Thinking é dividido em quatro etapas: imersão, análise, ideação e prototipação, durante oito encontros. Os participantes vão desenvolver, na prática, um projeto em grupo, propondo uma solução para um desafio. Os docentes que ministrarão as aulas são Daniel Pan, graduado em Design de Produto pela UFRJ, com 15 anos de destaque nas principais agências de design do Rio de Janeiro, com o histórico de clientes como Globo, Oi, Metrô Rio, O Globo, Diageo, Vale, Ipiranga, Rio2016 e atualmente especialista da Casa Firjan; e Gustavo Pontual, fundador da consultoria Ontime Innovation, cofundador de duas startups e mentor de startups em Aceleradoras.Os interessados no curso, poderão participar da aula aberta gratuita, no dia 20 de Março (quarta-feira) das 19h às 21h.

O curso contará ainda com a docente convidada Maria Isabel Oschery, mestre em Design Estratégico pela TU Delft, na Holanda, que já aplicou a metodologia de Design Thinking em projetos de inovação e de capacitação ao redor do mundo, para empresas como Coca-Cola e Esso. Atualmente, ela é líder de conteúdo da Casa Firjan.

Gabriela de Albuquerque, jornalista proprietária da Allike Brasil, especializada em gerir carreiras digitais, participou recentemente do curso. “Estou estudando criar designs de experiência na minha empresa. Assim, o Design Thinking me ajuda a estruturar alguns dos processos. Já apliquei no meu dia a dia e pretendo continuar usando o que aprendi para crescer no mercado”, explicou.

Fashion Film

Beto Roma, fotógrafo e videomaker há 15 anos, viu a chance de adquirir novos conhecimentos com o curso Introdução ao Fashion Film. “Queria expandir meus horizontes. Vi na moda uma oportunidade e entendi que precisava estudar mais para me introduzir nesse mercado. Hoje, já estou fazendo filmes de moda no meu estúdio”, afirmou. Ao final do curso, os participantes criaram vídeos de moda para inserirem em seus portfólios.

A próxima turma tem início em 28/03, com aulas de mídias digitais, briefing, moodboard, storyboard, roteiro, pré-produção, iluminação, fotografia e direção de arte. Douglas Clayton, diretor de filmes publicitários e de fashion films premiados nos EUA e Europa, é o docente do título. A aula aberta gratuita será realizada no dia 21 de Março (quinta-feira), das 19h às 21h.

Criatividade Aplicada

Fernando Doti, estudante de design, foi um dos alunos a perceber valor no curso de Criatividade Aplicada. Ele optou pelo título por querer agregar conhecimentos não explorados na faculdade. “O curso aumentou minha autoestima, pois percebi que sou mais criativo do que imaginava. As atividades em sala de aula nos estimularam a conceber gatilhos para sermos criativos, além de nos incentivarem a ter novas experiências, que geram bagagem para aplicar criativamente no nosso trabalho”, observou.

As aulas começam em 04/04 e a carga horária é de 18 horas. Ministrado por Liana Brazil, pioneira na integração de design, arquitetura e tecnologia; e Marcelo Ghizi, analista de Conteúdo Integrado da Casa Firjan, o título apresenta diferentes metodologias e ferramentas para desenvolver a criatividade. Ghizi é mestre em Ciência da Arte pela UFF e bacharel em Comunicação Social/Publicidade, com experiência nas áreas de Publicidade, Design Gráfico, Ilustração Digital, Educação e Marketing.

Mindfulness

Alinhada ao propósito da Casa Firjan, a proposta do curso de Mindfulness promove o desenvolvimento de competências socioemocionais que serão cada vez mais exigidas ao profissional do futuro. Sergio Moreira, palestrante e consultor de RH e Marketing de Serviços, optou por fazer o curso no ano passado. “Queria conhecer exercícios e técnicas para usar nas minhas aulas e palestras”, contou. Moreira afirma ter percebido mudanças no modo de lidar com os problemas interpessoais. Ele também passou a usar as técnicas aprendidas para focar no momento presente. Algumas das atividades que ele mais aproveitou foram as de respiração e conscientização, bem como os desafios da semana, como o de passar um dia sem reclamações.

Com início em 15/04, o curso tem como docente Fernanda Miguez, certificada pela Mindfulness Trainnings International (MTi). O programa de oito semanas é pautado em uma técnica de integração mente-corpo para pessoas que desejam mudar a maneira como se relacionam com suas vidas e suas experiências, desenvolvendo habilidades para lidar com as demandas e desafios do dia a dia. Com origem na meditação budista e adaptada para o Ocidente, a prática é laica e pode ser aplicada a qualquer pessoa independentemente da sua cultura ou religião. A aula aberta gratuita do curso será realizada no dia 18 de Março (segunda-feira), das 08h às 10h.

Títulos novos

Uma novidade deste ano estreia em 10/04: o curso Storytelling para Negócios. As aulas permitirão que os alunos entrem no universo das narrativas reativas e interativas a partir de conceitos, métodos e atividades práticas. Hoje, narrativas se mostram essenciais para a manutenção de valores e a conquista de interesse de marcas e ações. Ana Cotta é a docente. Ela é formada em design e proprietária da Transversa, um estúdio de estratégia de marcas, design e educação. “Acredito que propósitos devem ser relevantes, a comunicação, sempre clara, e a vida, divertida, sempre que der”, ressalta ela. Os interessados em participar do curso podem se inscrever na aula aberta gratuita, no dia 18 de Março (segunda-feira), das 19h às 21h.

Já em 06/05 começa o curso Estudos de Futuro, planejado tendo em vista que saber analisar cenários de futuro é cada vez mais necessário para preparar as empresas e os profissionais para os desafios e oportunidades gerados pelo ritmo de mudanças no mundo. Após concluir o curso, o profissional será capaz de identificar as transformações que irão impactar o futuro e fazer uma leitura de suas possíveis consequências.

As aulas serão dadas por Carol Fernandes e Isabela Rangel, pesquisadoras do Lab de Tendências da Casa Firjan - núcleo de pesquisa estratégica para apoiar empresas, indústrias e profissionais na antecipação de temas de impacto, promovendo novas abordagens e estimulando pensamentos e ações inovadoras, de forma periódica e contínua para que as empresas mantenham sua relevância e competitividade.

Carol tem experiência em antropologia urbana e das sociedades complexas, com ênfase em antropologia digital, do corpo e consumo. Isabela é pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos da Modernidade (NEMO) e tem experiência na área de antropologia das sociedades complexas, com ênfase em ambientes digitais e moralidades. 

A aula aberta gratuita acontece no dia 10 de Abril (quarta), das 19h às 21h.

Fique por dentro das novidades da Casa Firjan!
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida