
Presidente da Firjan com lideranças sindicais de todo o estado do RJFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
O II Encontro Estadual do Setor de Panificação e Confeitaria 2025, um dos principais eventos do segmento no estado do Rio de Janeiro, debateu as novas tendências de consumo, ingredientes funcionais e impacto da Inteligência Artificial no segmento, entre outros. O evento, uma realização da Firjan SENAI em parceria com sindicatos de panificação do Rio de Janeiro, apresentou seis painéis e mostrou uma exposição de produtos, na Casa Firjan, nessa quarta-feira (1/10).
“O setor de panificação e confeitaria tem demonstrado crescimento consistente em âmbito nacional, com um aumento de cerca de 11% no faturamento em 2024. Um avanço que é atribuído à retomada do hábito de frequentar padarias como espaços para refeições rápidas e encontros sociais. E a Firjan quer contribuir para que esta expansão seja ainda maior”, afirmou Luiz Césio Caetano, presidente da federação, no evento que antecipou as comemorações do Dia Mundial do Pão (16/10).
O setor de panificação e confeitaria tem demonstrado crescimento consistente em âmbito nacional, com um aumento de cerca de 11% no faturamento em 2024. Um avanço que é atribuído à retomada do hábito de frequentar padarias como espaços para refeições rápidas e encontros sociais. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Caetano destacou ações realizadas pela Firjan em apoio às indústrias do setor, como a imersão internacional em Tóquio, na maior feira do setor no Japão, em julho deste ano, quando visitaram importantes empresas do segmento. E a caravana empresarial em Brasília, onde o setor apresentou bons indicadores de gestão e excelentes perspectivas de crescimento.
O evento contou com a presença das seguintes lideranças empresarias: Fernanda Hipólito, presidente do Rio+Pão; Henrique Seita, presidente do Simapam; Gilson dos Santos, presidente do Sindal; Josué Borges, diretor do Sindpanific; João Dimas, presidente do Sianerj; Paulo Roberto Dinis, presidente do Grupo Alimenta Sul Rio; Fernando Lemgruber, presidente do Sindanf; José Tadeu de Almeida, diretor do NorteFlu Alimentos, e Roberto Badro, presidente do Sindpães.
Marcio Rodrigues, administrador e pós-graduado em Gestão Empresarial, atua há 30 anos como consultor nos setores de panificação, alimentação e confeitaria e CEO da Márcio Rodrigues & Associados, comemorou a realização do evento porque acredita que iniciativas como essa despertam em quem atua no setor todas as possibilidades, tanto daquilo que ele precisa melhorar, quanto das oportunidades que ele tem de mercado onde pode crescer e ampliar seus negócios, aumentando a competitividade.
“Traz também caminhos para o empreendedor, de onde pode buscar essa informação. A Firjan SENAI, através de seus vários projetos e parcerias, treinamentos e consultorias, traz uma inovação muito grande para o setor, e o empresário precisa saber que isso existe e está à sua disposição. Isso é fundamental, principalmente para o pequeno negócio, que nunca enxergou a sua atividade com outro olhar”, complementou Rodrigues.
O especialista apresentou vários aspectos da panificação, como a questão do custo, principalmente porque os pequenos negócios têm pouca informação, agem por intuição e acabam cometendo grandes erros que comprometem a rentabilidade da empresa.
"Conhecer os seus custos é básico para saber se posicionar corretamente e ter a rentabilidade que se espera e para medir falhas que a operação tem”, explicou o especialista, que também focou na gestão de pessoas, de vendas, processos industriais e logística aplicados à panificação Marcio Rodrigues avaliou que o futuro da panificação é promissor para aqueles que abraçam a inovação e a excelência em gestão.
 |
Luiz Césio Caetano na abertura do evento | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan |
O encontro proporcionou trocas de experiências entre empresários e profissionais da indústria de panificação e confeitaria fluminense e especialistas sobre desafios e oportunidades do setor.
Além das palestras, os participantes puderam percorrer a exposição do espaço Gourmet, que apresentou farinhas funcionais e massas sem glúten, da Angatti; sorvete artesanal da Gelato Imperial, de Petrópolis; e insumos da CCN Distribuidora de Alimentos.