Aproximadamente 112 mil tampinhas foram coletadas durante o mês de janeiro na edição Verão 2019 da Colônia de Férias da Firjan SESI. A ação foi uma atividade lúdica focada em educação ambiental para as crianças. O material arrecadado foi direcionado ao projeto Sementes do Plástico, do Instituto Soul Ambiental, que o enviou para reciclagem e desenvolvimento de novos produtos.
A escolha do plástico como material a ser arrecadado está alinhada ao Planejamento Estratégico do Setor de Plástico da Firjan. “O plástico não é um vilão. Por isso, criamos atividades, que foram apresentadas à Firjan SESI, para ensinar aos jovens como fazer o descarte correto e como é importante valorizar a economia circular e os resíduos”, explica Rafael Sette, diretor Ambiental do Instituto Soul Ambiental, que se coloca à disposição de outras empresas para criar projetos sob demanda, de acordo com as características e objetivos de cada companhia (e-mail: rafael.sette@soulambiental.com.br).
O projeto Semente do Plástico, do Instituto Soul Ambiental, conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio (Simperj). Segundo Marcelo Oazen, presidente em exercício da entidade, o objetivos é combater o desperdício. “O estímulo à reciclagem tem como fundamentos os aspectos ambiental e financeiro. Não há porquê o consumidor jogar fora tampinhas, copos e garrafas, que podem ser reaproveitados pelo setor. Depois de processado, o material reciclado sai pela metade do preço e, com isso, volta para a cadeia produtiva”, ressalta Oazen. Segundo ele, a reciclagem ainda tem o mérito de gerar renda. Um quilo desse material é vendido para os coletores do setor por R$ 1,80 a R$ 2,50, valendo mais quando estiver limpo. Tampinhas também valem mais do que copos e garrafas.
Para auxiliar na disseminação da informação sobre o descarte correto dos resíduos pós-consumo e, com isso, aumentar a reciclagem e a reutilização dos plásticos, os professores da colônia receberam uma cartilha para auxiliá-los e um vídeo educativo.
Foi muito gratificante ver o quanto essa nova geração está engajada na questão de sustentabilidade do planeta - Débora Erthal, gerente de Saúde Integrada da Firjan SESI.
“A ação superou as nossas expectativas. Foi muito gratificante ver o quanto essa nova geração está engajada na questão de sustentabilidade do planeta. Pretendemos continuar avançando em ações voltadas para a temática do socioambiental”, destacou Débora Erthal, gerente de Saúde Integrada da Firjan SESI. O objetivo é expandir a ação ou criar iniciativas semelhantes para todo o Ensino Fundamental ainda em 2019.
Unidades
Quinze unidades da Firjan SESI fizeram colônia de férias para seus alunos. A unidade Nova Iguaçu foi o grande destaque e vencedora da gincana, tendo arrecadado 27.157 tampinhas. A estratégia adotada para aumentar o engajamento foi a criação da campanha rei e rainha da colônia para aqueles que arrecadassem mais tampinhas. A ideia deu tão certo que as crianças envolveram familiares, amigos e vizinhos na arrecadação.