<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Metalmecânica ganha Centro de Referência da Firjan SENAI

No palco, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano

No palco, o presidente da Firjan, Luiz Césio CaetanoFoto: Vinícius Magalhães | Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 18/08/2025 18:02  -  Atualizado em  18/08/2025 19:13

Para atender a um importante setor que responde por mais de 100 mil empregos no estado do Rio de Janeiro, distribuídos em cerca de 4.200 estabelecimentos, a Firjan SENAI inaugurou o Centro de Referência em Metalmecânica e o IST em Engenharia e Design Industrial, em Vila Isabel, na segunda-feira, dia 18/8. A área de 2.500 metros quadrados, na Rua São Francisco Xavier, 601, oferece qualificação, certificação profissional, consultoria e serviços técnicos especializados. 

“Ao fortalecer este setor estamos impulsionando a indústria e a economia fluminenses visando a aumento da produtividade e a sustentabilidade”, afirmou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, após destacar que um dos diferenciais do Centro é a interiorização, diante dos presidentes dos sindicatos e representantes das Indústrias Metalúrgicas: Sindmetal CN, Sinmetal - CEM RIO, Metalsul, Simme, Sindmec, Sindmetal NO, Simmec, Sindicer MVP, Singrasul e Simagran. 

“Será uma atuação com capilaridade, tendo um núcleo na capital e outros no interior, para atender a um setor que está presente em todo o estado. O Centro irá identificar e prover as competências necessárias ao setor”, explicou Caetano.

Com um saldo positivo de 26 mil empregos em 2024, aumento superior a 25% em relação a 2021, o setor metalmecânico enfrenta o desafio de suprir mão de obra em quantidade e qualidade suficientes às demandas das empresas. Diante dessa realidade, o Centro de Referência chega para preencher essa lacuna. Terá uma atuação focada no setor, preocupado em identificar e prover as competências necessárias, por meio de serviços, formação e certificação atualizada.

Raul Sanson, vice-presidente da Firjan e membro do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Rio de Janeiro, comemorou a criação do importante Centro da Firjan SENAI, que vai atender a este setor que contribui com quase R$ 2 milhões de ICMS para o estado do Rio de Janeiro. 

“O setor, extremamente atuante na conjuntura da industrialização, atua nos setores de petróleo, petroquímicos, da indústria automobilística e da naval no Rio de Janeiro, necessita de mão de obra extremamente qualificada e equipamentos que exigem tecnologia”, enfatizou, chamando a atenção dos nove sindicatos do setor no estado para toda a capacitação oferecida pelo novo Centro e as demais unidades da Firjan SENAI.

O complexo, segundo Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, é muito mais do que um espaço físico e de equipamentos. “O principal foco dessa entrega é a revisão de portfólio de educação que já está sendo iniciada para levar a capacitação, o conhecimento, as boas práticas e o serviço tecnológico especializado para além desses muros,” resumiu Reis.

O portfólio de certificação profissional tem 20 modalidades, com foco nas áreas de soldagem e ensaios não destrutivos.

centro-metal-mecanico.jpg
Representantes de sindicatos do setor na inauguração do novo Centro


"O Centro de Referência vai melhorar e aumentar a produtividade da indústria metalmecânica, também conhecida como a indústria das indústrias por sua presença em todos os demais setores industriais”, avalia Ana Cristina Monteiro Carvalho, gerente-executiva regional de Centros de Referência.

Segundo Ana Cristina, o Centro não se limitará a um endereço e vai atuar em todas as 27 unidades da Firjan SENAI, que atenderam 21.193 pessoas em 2024, com cursos nas áreas de mecânica, metalurgia e soldagem, produtos e serviços aderentes às demandas das indústrias fluminenses. As ações também incluem encontros de negócios, consultoria para acesso ao crédito, assessoria para licenciamento ambiental e programas para melhorar a eficiência operacional, entre outros.

O gerente de operações da unidade de Vila Isabel, Eduardo Lorenzo, reforçou que “o Centro vai levar os nossos serviços até as unidades da Firjan SENAI, até as empresas que estão em todas as regiões, prestando nossos serviços, e capacitando as unidades na prestação desses serviços. A capacitação tem acompanhamento e monitoramento da Firjan SENAI”, complementou.

No Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Engenharia e Design Industrial, os serviços são mais complexos, como a automação total da empresa, alinhados aos conceitos da indústria 4.0. Reúne tecnologia, colaboração e inovação em um só lugar, com infraestrutura de ponta e serviços de consultoria especializada, soluções em robótica, manufatura aditiva, entre outras. O IST realiza projetos desde o conceito até o protótipo, como o simulador Guarani, viatura blindada do Exército, e o protótipo em desenvolvimento que neutraliza o coral sol, uma iniciativa ambiental que combate essa espécie que ameaça o equilíbrio do ecossistema marinho.  

Os interessados na capacitação devem se dirigir pessoalmente ao Centro de Referência, em Vila Isabel, e às unidades da Firjan SENAI.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida