Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Infraestrutura

Cenário energético: análise da Firjan mostra novo aumento no nível dos reservatórios

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 21/10/21 15:59  -  Atualizado em  21/10/21 16:11

O ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação do sistema interligado nacional (SIN), indica que o nível dos reservatórios do sistema está em 24,28% com uma elevação semanal de 0,59%. Nessa última semana houve uma melhoria nas precipitações, que ficaram acima da média histórica. Assim, a expectativa é de que os reservatórios do Sudeste/Centro Oeste, responsável por 70% da capacidade de geração hídrica do país, cheguem ao fim do mês com 16,7%, um aumento de 1,5 pp em relação a semana passada.

A carga de energia do mês de outubro deve apresentar queda de 2,1% em relação ao mesmo período de 2020. Embora tenha ocorrido uma melhoria, todas as termelétricas disponíveis continuam operando e contribuindo com 31% da geração total de energia do SIN.

Usina nuclear Angra 3

Nesta semana, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou as diretrizes para a definição do preço da energia da usina nuclear Angra 3. O CNPE determina que o valor deve considerar a viabilidade econômico-financeira do projeto, que terá custo de capital próprio de 8,88% ao ano em termos reais, além dos investimentos necessários à conclusão da usina e o pagamento de dívidas novas e preexistentes. O preço também vai considerar as reduções de custos obtidas na contratação de fornecedores para conclusão das obras da usina. A Empresa de Pesquisa Energética irá calcular o impacto ao consumidor, antes da aprovação da tarifa da energia nuclear. A construção da Usina Nuclear Angra 3 é defendida pela Firjan, pois, além de contribuir com a segurança energética reduzindo as possibilidades de falhas no abastecimento, tem impactos econômicos positivos para o estado do Rio de Janeiro.

Para mais informações acesse a Nota Técnica "Impacto da Conclusão de Angra 3 para a segurança energética e desenvolvimento do Rio de Janeiro e Brasil"
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida