Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Casa Firjan reúne autoridades municipais e internacionais pela retomada econômica do Rio

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 14/06/21 13:10  -  Atualizado em  18/06/21 17:28

Reunindo uma série de autoridades municipais e internacionais, a Casa Firjan sedia na próxima sexta-feira (18/06), às 10h30, o debate “Desafios e oportunidades para a Cidade do Rio de Janeiro”. Promovido pela Firjan com a Prefeitura do Rio e a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB), o encontro terá ainda diretores de várias multinacionais francesas, tendo em vista que a França está em primeiro entre os países que mais investem no estado do Rio, e o terceiro na classificação dos maiores investidores no Brasil. O evento poderá ser acompanhado exclusivamente pela internet na página da Firjan no YouTube.

A iniciativa tem o objetivo de discutir diagnósticos, estratégias e projetos relacionados a governança, inovação e desenvolvimento sustentável da economia carioca, a partir da visão e das iniciativas da esfera pública e do setor produtivo. Entre as autoridades que participarão do encontro estão o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; o presidente da CCIFB, Patrick Sabatier; a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; além de vários secretários municipais, presidentes de autarquias e diretores de multinacionais francesas.

“A França tem uma parceria histórica com o Brasil e responde por um dos maiores volumes de investimentos estrangeiros diretos no país, nas mais diversas áreas. No Rio, essa parceria se dá ainda com a presença marcante da cultura francesa na cena cultural da cidade. Por tudo isso, só temos motivos para celebrar este momento e reforçar a importância das companhias francesas no processo de retomada dos investimentos no Rio de Janeiro”, afirma o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Diante da imunização contra Covid-19 que tem a previsão de se consolidar no Rio neste segundo semestre, o encontro trará uma visão global dos desafios fiscais e estratégias para a retomada econômica, e será dividido em três painéis. No primeiro, “Economia, Sustentabilidade e Governança”, as autoridades municipais darão um panorama do que vem sendo preparado a curto e médio prazo, enquanto multinacionais francesas vão abordar ações sustentáveis em prol do Rio. No segundo, “GovTech”, será debatido como a tecnologia pode contribuir para inventar e inovar métodos que impactam positivamente a atuação dos setores público e produtivo. Já no terceiro painel, intitulado “Desenvolvimento e Eventos”, o objetivo será discutir como o Rio poderá se reinventar em termos urbanos e na economia turística, criativa e digital.

“Estamos reunindo um time de peso da prefeitura para debater as ações e projetos que estamos adotando para garantir uma retomada econômica sustentável”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Ao todo, estarão presentes cinco multinacionais francesas de diversos mercados, desde infraestrutura de energia e transporte até beleza, hotelaria e turismo. Segundo dados da Firjan, a França é o país que mais investe no estado do Rio de Janeiro – nos últimos anos foram R$ 21,8 bilhões, de um total de R$ 50 bilhões em investimentos no país.

“O Brasil é o principal parceiro da França na América Latina e a França é o 3º investidor no Brasil. Trata-se de um compromisso de longo prazo assumido pelas empresas francesas representadas pela Câmara de Comércio e Indústria França-Brasil. O Rio de Janeiro, cidade icônica do Brasil, é emblemático dessa sólida e dinâmica parceria econômica. O evento do dia 18 de junho, construído com a Firjan e a Prefeitura do Rio, e apoiado pela Embaixada da França no Brasil, Business France e Medef Internacional, é um marco para colocar em destaque as diversas e múltiplas oportunidades que o Rio vem oferecendo”, disse o presidente da CCIFB e vice-presidente da L’Oréal Brasil, Patrick Sabatier.

A CCIFB é a Câmara bilateral mais antiga do Brasil, com 120 anos de atuação, e está presente no Rio de Janeiro e em outros três estados. Atualmente, mais de 1 mil empresas francesas estão instaladas no país, empregando diretamente cerca de 500 mil pessoas. No CAC 40 (índice da bolsa de Paris), por exemplo, 39 das 40 empresas têm pelo menos uma subsidiária no Brasil, e 11 grupos franceses figuram no ranking dos 200 maiores grupos em terras brasileiras. A presença da França envolve os mais diversos setores, da aeronáutica à energética, além das indústrias farmacêutica, de beleza, de hotelaria, entre outras.
 

Confira abaixo a programação completa do evento:

10h30 – Mesa de Abertura
• Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
• Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Patrick Sabatier
• Mensagem da Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet
• Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Paes

11h00 - Desafios e Oportunidades para o Rio de Janeiro

- Visão Geral – Economia, Sustentabilidade e Governança
• Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero
• Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho Teixeira
• Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade, Eduardo Cavaliere
• Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, Maya Colombani
• Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto
• Moderador: Rodrigo Santiago, Diretor de Relações Institucionais na Michelin South America

Oportunidade - GovTech
• Presidente do Centro de Operações e Resiliência, Bruno Ramos
• Subsecretário de transparência e governo digital, Bruno Bondarovsky
• Presidente na Empresa Municipal de Informática - IplanRio, Claudio Fonseca
• Diretor Comercial & Project / Export finance da Alstom Brasil, Eric Farcette
• Moderador: Breno Barreto Medeiros, Diretor na Deloitte Brasil

Oportunidade - Desenvolvimento e Eventos
• Secretário de planejamento Urbano, Washington Fajardo
• Subsecretária de Promoção de Eventos, Antônia Leite Barbosa
• Presidente InvestRio - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Rodrigo Stallone
• Diretor da Cushman & Wakefield, Thierry Botto
• Diretor do Fairmont - Grupo Accor, Michael Nagy
• Moderador: Hector Gusmão, CEO Fábrica de Startups

12h30m - Encerramento

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida