Personalização, experiência do consumidor, biotecnologia e ingredientes naturais são algumas das tendências para a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apontadas durante o Beleza 4.0 – Competitividade e Sustentabilidade. O evento debateu o futuro do setor, dia 17/10, com empresários e especialistas, na Casa Firjan.
O Brasil ocupa atualmente o quarto lugar no mercado mundial de cosméticos. Para continuar relevante globalmente, as empresas desse segmento precisam adaptar seus processos à indústria 4.0. Para inovar, devem colocar o consumidor no centro de sua estratégia. A L´Oréal, por exemplo, buscou a expertise do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) a fim de desenvolver produtos a partir da observação de aspectos culturais e sociais de seu público-alvo.
“Criamos um grupo de estudos e consumo diferente e mais qualitativo, ou seja, uma pesquisa que busca insights a partir do consumidor para inovar”, explicou Letícia Casotti, coordenadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ.
Novos insumos
Para se destacar no mercado, as empresas de cosméticos devem, cada vez mais, apostar no uso de ingredientes naturais e desenvolver novos produtos. Algumas das possibilidades são vitaminas, derivados vegetais, peptídeos naturais e insumos biotecnológicos. Até 2040, de acordo com estudo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as matérias-primas naturais estarão em mais de 90% das formulações do segmento.
A utilização de biotecnologia e nanotecnologia traz uma diferenciação para empresas diante de um consumidor mais exigente, não só pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis, mas também pela produção de produtos personalizados. Outra forte tendência é o consumo de cosméticos orgânicos.
O Beleza 4.0 contou ainda com palestras sobre o cenário econômico, perspectivas para o setor e sustentabilidade. Ao final do evento, realizado em parceria com o Sipaterj e a ABIHPEC, os empresários participaram de uma sessão de networking.