
Cerca de 30 alunos receberem as boas-vindas da equipe Firjan SENAI SESIFoto: Vinicius Magalhães / Firjan
Em torno de 30 jovens, de diferentes comunidades das regiões norte e central da capital, estiveram presentes nesta quinta-feira, 22/8, na Firjan SENAI Vila Isabel, para aula inaugural do ViraVida. O programa, realizado há 14 anos, no Rio de Janeiro, pela Firjan SESI, tem tecnologia social chancelada pela Unesco, e teve suas atividades retomadas no mês de agosto deste ano.
Até o mês de dezembro, 50 jovens terão acesso a 180 horas/aula do curso de assistente administrativo, ministradas pela equipe da Firjan SENAI, e de português e matemática instrumentais voltados para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, o ViraVida prevê encontros que visam o desenvolvimento individual e psicossocial dos jovens em situação de vulnerabilidade social, com rodas de terapia, conversas sobre projetos de vida e empregabilidade. Tudo para oferecer oportunidade de fortalecimento de vínculos sociais e o desenvolvimento de identidade e autonomia, bem como o resgate de autoestima.
A ação de retomada do ViraVida, que tem sua origem à partir da ação do Conselho Nacional do SESI, é parte de um acordo de cooperação técnica assinado pela Firjan SENAI SESI com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em março de 2024, quando o ministro Silvio Almeida visitou as dependências do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI SESI Laranjeiras junto do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Leia mais sobre o programa ViraVida“Esta é um grande retorno do ViraVida, que acompanho desde o seu primeiro momento. Sempre acreditei e apostei neste projeto, que muda a vida das pessoas. Sabemos do trabalho feito e do impacto que ele tem. Muito boa essa retomada nos moldes originais do programa, com a cooperação do Ministério. Com o ViraVida, a Firjan se coloca como parte desse pacto para transformar vidas em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou o diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis.
Muito boa essa retomada nos moldes originais do programa, com a cooperação do Ministério. Com o ViraVida, a Firjan se coloca como parte desse pacto para transformar vidas em situação de maior vulnerabilidade. Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
Educação como facilitadora
Kaio Dias de Souza, de 19 anos, morador da comunidade da Formiga, na zona norte do Rio, esteve na aula inaugural. Ele ficou sabendo do ViraVida por meio de uma agente de cidadania da Firjan SESI. “Resolvi participar porque achei que seria muito legal ganhar experiência na área de administração. Além disso, recebemos um auxílio de R$ 600, o que vai ajudar bastante dentro de casa”, resume ele, citando o auxílio que o programa prevê, que serve como facilitador para o cotidiano dos jovens atendidos.
Quem trouxe Kaio para o ViraVida foi Rosane dos Santos, agente de cidadania há 13 anos nas localidades da Formiga e Salgueiro. Ela já conhecia o garoto e viu nele um potencial aluno para o programa. “Este projeto é uma oportunidade de transformação. E quando você muda a vida de um, muda a vida de toda uma família”, destaca Rosane. Todos os jovens foram encaminhados por meio de agentes como Rosane, ou através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Simone de Beauvoir, no centro do Rio, e Arlindo Rodrigues, no bairro da Tijuca, e, também, do Projeto Garupa, que atende ao público LGBTQIAPN+.
 |
Kaio de Souza e Rosane dos Santos. Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |
Os 30 adolescentes presentes na aula inaugural ainda puderam ouvir o relato de Kássia Tamires, egressa do ViraVida, que, hoje, é agente de cidadania da Firjan SESI, e ouvir as boas-vindas de representantes da Firjan: o gerente geral de relacionamentos e negócios da Firjan SENAI SESI, Carlos Magno Lucas; a gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI, Eliane Damasceno; a gerente de Diversidade, Saúde Integrada e Cidadania Corporativa da Firjan, Claudia Rodrigues; e o gerente de operações das unidades Benfica, Vila Isabel e Vicente de Carvalho, Ricardo Pereira da Silva, entre outros.
Saiba mais sobre os projetos sociais da Firjan SESI