
Empresário se dedicou por mais de 65 anos ao setor de bebidas.Foto: Vinicius Magalhães / Firjan
A Firjan lamenta o falecimento do empresário Armando Brasil Salgado, um dos precursores da indústria de bebidas no estado do Rio de Janeiro e no país. Com mais de 65 anos de atividade no setor, o empresário presidiu o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro (Sindbebi) por 27 anos.
“Gostaria de expressar o sentimento de tristeza meu e da Firjan na manhã de hoje com a triste notícia falecimento do nosso amigo, companheiro, conselheiro Armando Salgado. Às vésperas de completar 100 anos, Amando Salgado nos deixa – e nos deixa tudo: um vazio, uma saudade. Foi líder do setor de bebidas durante muitos anos, participou ativamente da vida da Firjan e ocupou diversas posições na diretoria dessa casa. Compartilhou momentos muito significativos para todos nós, como conselheiro. A tristeza tomou conta da minha pessoa e de todos nós nessa casa esta manhã”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, ao falar na abertura do Festival Futuros Possíveis, na Casa Firjan, onde pediu um momento de silêncio em memória do empresário.
A história do empresário com a representação industrial é longa. Nos anos 1970, na ocasião da fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, esteve envolvido nas tratativas para criação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Firjan, que se deu com a junção entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio (FIERJ) e com a Federação das Indústrias do Estado da Guanabara (FIEGA). Já na atual federação, Salgado foi diretor efetivo, 1º diretor-secretário e 3º diretor-secretário entre 1992 e 2016.
“Um momento especial foi realmente na fusão [das federações dos estados do Rio e da Guanabara]. Porque a fusão foi complicada. Reunir duas federações é sempre meio traumático, os interesses afloram dos dois lados”, afirmou Armando Salgado em entrevista ao Memória da Indústria.
Acesse o perfil completo do empresário
Em 1997, o empresário foi laureado com medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro. Em 2015, Salgado fez parte da primeira turma designada para o Conselho de Eméritos da Firjan CIRJ e presidiu o órgão. Cinco anos depois, outra homenagem: o setor de bebidas do Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Firjan SENAI SESI Tijuca ganhou seu nome.
Na ocasião, em entrevista ao site da Firjan, ele agradeceu e disse ser uma “honra marcar a inauguração desse grandioso projeto e poder contribuir para que os trabalhadores tenham acesso à educação profissional de qualidade, pois sabemos que a falta de capacitação prejudica as indústrias.”
Carioca, filho de Pery Brasil Salgado e Sylvia Santos Salgado, Armando Brasil Salgado nasceu no dia 13 de dezembro de 1925. Concluiu os cursos primário e o secundário, e começou a trabalhar cedo como vendedor. Em 1949, iniciou sua jornada com a indústria de bebidas na Wynard Focking do Brasil. Já em 1962, fundou a Colmar, uma empresa no ramo alimentício e de bebidas.
Salgado se dedicou por mais de 65 anos ao setor. Presidiu o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro (Sindbebi) entre os anos de 1992 e 2019. Foi diretor da Associação Brasileira Empresarial Setorial de Bebidas e membro do Grupo Empresarial Setorial de Bebidas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É também um dos fundadores da Destilaria Macleans.
Um dos feitos do empresário durante a presidência no Sindbebi, foi o resgate da qualidade da cachaça tanto no Brasil, como no exterior. No Sindicato, além dos produtos de graduação alcoólica também atuou na área de refrigerantes, como na Coca-Cola.
Com pesar, a Firjan presta solidariedade aos familiares e amigos do empresário.
Assista entrevista de Armando Salgado ao Memória da Indústria: