A divulgação de notícias falsas pode prejudicar a formação dos profissionais de jornalismo e publicidade? Esse foi um dos questionamentos levantados pelos especialistas em comunicação que discutiram Desinformação, fake news e publicidade digital: Desafios atuais do mercado, no Aquário Casa Firjan de quinta-feira, 18/05. O debate, realizado no auditório da Casa Firjan, foi promovido em parceria com o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro e o SBT.
A falta de regulação da publicidade digital cria o ambiente propício ao cibercrime e à desinformação, cujo objetivo é semear a dúvida, afirmou Márcio Borges, vice-presidente e diretor-geral da WMcCann, que também é pesquisador do Net Lab, criado em 2013 na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para diagnosticar o fenômeno da desinformação digital e suas consequências sociais no Brasil. Ele destacou que anúncios promovendo as invasões da Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro, não podem ser considerados mensagens, pois tiveram veiculação paga nas redes sociais. O mesmo entendimento cabe às críticas de plataformas globais ao projeto de lei nº 2.630, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o chamado PL das Fake News.
Rodrigo Almeida Hornhardt, gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT e head do SBT News, lembrou que “a formação de indústrias de manipulação” levou à montagem do consórcio de 40 veículos de comunicação para divulgar informações corretas durante a pandemia.
Para Lilian Ribeiro, professora de Mídia e doutora em Cinema e Audiovisual no PPGCine da Universidade Federal Fluminense (UFF), a desinformação sistemática criou dúvidas que se espalharam assustadoramente durante a pandemia. Leila Mendes, professora de mídia nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, também participou do debate, mediado por Antônio Jorge, professor de Midia PUC Rio, presidente do Grupo de Mídia RJ e sócio-diretor da Midia 1.
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