Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Competitividade/ Firjan

Anac certifica Firjan SENAI Petrópolis e Três Rios para curso de Mecânica Aeronáutica

Oficina-escola simula o ambiente de trabalho na empresa para acelerar o processo de aprendizagem dos alunos

Oficina-escola simula o ambiente de trabalho na empresa para acelerar o processo de aprendizagem dos alunosFoto: Renata Mello/Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 24/09/21 14:16  -  Atualizado em  06/10/21 15:27

As unidades Firjan SENAI Petrópolis e Três Rios foram certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no mês de setembro, como Centros de Instrução de Aviação Civil (Ciac). A partir de agora, podem oferecer cursos para capacitar mão de obra ainda mais especializada para o setor. A GE Celma, sediada em Petrópolis e especializada em reparos de turbinas de avião, foi a grande parceira da Firjan SENAI para a conquista dessa certificação. Iniciado em 2020, o projeto passou por cinco fases até ser aprovado.

Atualmente, a GE Celma já utiliza, em média, 80 alunos aprendizes da Firjan SENAI por ano. Julio Talon, vice-presidente do CIRJ e diretor-presidente da empresa, explica que a atuação como mecânico de aviação requer certificação da Anac. O candidato precisa fazer um curso de preparação adicional e se credenciar para a prova da Agência.

“Eles recebem uma formação técnica na unidade SENAI e na nossa fábrica. Agora, vamos poder fazer paralelamente todo o treinamento. A Firjan SENAI vai prepará-los tecnicamente e também para obterem a certificação. Vai dar um ganho de tempo e agilidade. Muitas vezes precisamos de velocidade na contratação. E serão formados profissionais com ainda mais qualidade”, comemora Talon.

“Esse certificado amplia o leque de atuação para todo o estado, já que passamos a ter nossos primeiros centros dessa categoria. Vamos atender melhor a GE Celma e também alcançar outros clientes”, ressalta Danilo Fagundes, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Petrópolis.

Curso de Mecânica de Manutenção Aeronáutica

O curso que será oferecido nos próximos meses pelas unidades Firjan SENAI Petrópolis e Três Rios é o de “Mecânica de Manutenção Aeronáutica − Grupo Motopropulsor (GMP)”. Fagundes acredita que a nova formação vai atrair interessados em trabalhar na área e ainda funcionários de outras empresas do setor como a Safran, sediada em Xerém, Duque de Caxias. Para conseguir a certificação, as unidades do estado tiveram também o apoio do SENAI Palhoça (SC). Em março de 2020 representantes da Firjan SENAI Petrópolis e Três Rios foram em Palhoça para fazer o benchmarking e extrair boas práticas e experiências.

A Firjan SENAI Petrópolis tem uma oficina onde os alunos podem simular as operações de conserto de motores aeronáuticos. “Temos uma turbina desmontada, que foi doada pela GE Celma. É um diferencial nosso. O aluno tem acesso a todas as partes do motor e já chega mais preparado no mercado”, analisa Fagundes. “Montamos uma oficina-escola em parceria com a Firjan SENAI. Além do motor, há todos os manuais de instrução e revisão e o mesmo sistema de produção que é usado na Celma. A oficina é uma miniatura do que o aluno vê na fábrica”, reforça Julio Talon.

A GE Celma é hoje uma das principais unidades de manutenção de motores aeronáuticos da GE Aviation no mundo, que exporta cerca de 90% dos seus serviços, feitos em turbinas de aeronaves de empresas internacionais. “Essa certificação vem em um momento importante, em que o mercado de aviação volta a aquecer e temos previsão de abrir mais posições para essa mão de obra qualificada nos próximos anos”, conclui o executivo.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida