
Foto: Vinícius Magalhães | Firjan
Com apoio da Firjan SENAI SESI, o 2º AlimentAÇÃO, evento promovido pelo Grupo Alimenta-Sul Rio, foi aberto nesta terça-feira (11/11). O encontro reúne em Penedo, distrito de Itatiaia, cerca de 300 pessoas, entre empresários, lideranças e profissionais dos setores de panificação, confeitaria, alimentos e bebidas.
Com o tema “Rio-Sampa: o eixo que alimenta o Brasil”, a programação destacou a integração entre dois dos maiores polos industriais do país e reforçou a importância da qualificação, da inovação e da colaboração para o fortalecimento do setor.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, foi homenageado pelo sindicato por sua contribuição e compromisso com o desenvolvimento do setor. Ao agradecer a homenagem, Caetano destacou o papel estratégico do AlimentAÇÃO e a força do segmento produtivo.
“De outras regiões e também do vizinho estado de São Paulo. Já em segunda edição, o AlimentAÇÃO extrapola fronteiras”, afirmou. E em nome do empresário Abílio Marques, um dos fundadores do sindicato, Caetano homenageou os representantes do segmento.
Ele também ressaltou que o evento “é um momento inestimável para a abordagem de novidades, tendências, qualificação profissional e networking” e lembrou iniciativas da federação em prol do setor.
“Levamos industriais à Fipan, a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina, e à Café & Restaurant Japan, a maior feira do setor no Japão. Também promovemos o Segundo Encontro Estadual do Setor de Panificação e Confeitaria, dedicado a debates e soluções que fermentam novas possibilidades para o setor”.
O presidente do Grupo Alimenta Sul-Rio, Paulo Dinis, anfitrião do encontro, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o crescimento da iniciativa.
“Ver este auditório cheio, reunindo empresários, autoridades e profissionais de diferentes regiões, mostra que o setor está vivo, unido e com muito apetite por inovação”, comemorou.
Segundo Dinis, o grupo representa 19 municípios, com cerca de 700 estabelecimentos entre padarias, confeitarias, cafeterias e comércios de alimentação.
“Depois do sucesso da primeira edição, decidimos ousar mais. E assim nasceu esta edição Rio-Sampa, unindo forças entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, dois polos fundamentais para o desenvolvimento da panificação e da alimentação no Brasil. Essa união é o reflexo daquilo que acreditamos: quando nos conectamos, crescemos juntos”, completou.
O presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, destacou o protagonismo da região e o papel da parceria entre os estados.
“O Sul Fluminense tem se destacado cada vez mais no cenário industrial e empreendedor do estado, e o setor de panificação é um grande exemplo disso”, disse. Ele também ressaltou a vocação de Itatiaia.
“É o município com maior concentração de empresas de panificação do Rio de Janeiro — são 13 estabelecimentos para cada 10 mil habitantes, mais que o triplo da média nacional. Esse dado mostra não apenas a vocação econômica e turística da cidade, mas também a força de um setor que movimenta a economia local, gera empregos e simboliza o espírito empreendedor da nossa região”.
O encontro contou com a presença de importantes lideranças do setor, entre elas Fernanda Hipólito, presidente do Rio+Pão; Gilson dos Santos, presidente do Sindal; João Dimas, presidente do Sianerj e Fernando Lemgruber, presidente do Sindanf. Também participaram Paulo Menegueli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), e Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, além de outras referências do segmento.
Com dois dias de programação, o 2º AlimentAÇÃO reúne painéis técnicos, palestras e rodadas de negócios com especialistas e nomes de destaque nacional.
Nesta quarta-feira (12/11), haverá palestra da Firjan SESI sobre "Benefícios nutricionais do uso de novos ingredientes" e da Firjan SENAI com o tema "Explorando novos horizontes com ingredientes alternativos".