
Seminário acontece na Casa Firjan no dia 12 de setembro.Foto: Bernardo Cartolano / Firjan
O 1° Seminário de Cultura e Arte, uma realização da Firjan SESI e do Programa Nacional de Fomento do Departamento Nacional do SESI, vai inaugurar, no dia 12/09, uma agenda anual de encontros e debates. O encontro vai reunir, na Casa Firjan, diversos agentes de cultura com forte atuação na cidade do Rio de Janeiro e no estado do Rio de Janeiro. As inscrições, gratuitas, estão abertas.
Faça sua inscrição
“A cada ano, o Seminário abordará um tema pertinente à atuação da Firjan SESI nestes campos, marcando nosso compromisso com a valorização da arte e da cultura brasileira, a defesa da diversidade e das pluralidades culturais e artísticas, e reforçando nosso apoio ao desenvolvimento da indústria criativa”, explica Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.
Entre as pesquisas que fundamentaram o evento está “O futuro da cultura e da indústria audiovisual na era digital”, lançada pela Firjan em junho de 2025, durante o Rio2C. Este levantamento, realizado com base em dados de fontes públicas e privadas – a própria Firjan, Ancine, Ministério da Cultura, JLeiva, Datafolha e Fundação Itaú, entre outras – destaca as transformações no cenário da indústria criativa brasileira e qual será o futuro da cultura na era da digitalização. Esse será um dos temas do seminário.
O levantamento revela que a indústria audiovisual segue se destacando por seu impacto econômico e por seu potencial de atravessar as barreiras geográficas, haja visto as recentes conquistas de prêmios internacionais pelo cinema nacional. Em 2022, o audiovisual gerou 86 mil empregos diretos. Em 2019, movimentou R$ 55,8 bilhões no PIB. Em 2024, o público das salas de cinema no Brasil foi de 125 milhões de pessoas, o que representou um aumento de 217% em relação a 2020 e de 9,8% em relação a 2023.
A cada ano, o Seminário abordará um tema pertinente à atuação da Firjan SESI nestes campos, marcando nosso compromisso com a valorização da arte e da cultura brasileira, a defesa da diversidade e das pluralidades culturais e artísticas, e reforçando nosso apoio ao desenvolvimento da indústria criativa. Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.
Eventos ao ar livre também tiveram expressiva presença dos brasileiros, bem como os shows musicais. Já as atividades on-line estão bastante populares entre os brasileiros, com o consumo de música, filmes e séries em plataformas digitais e de streaming. Com o avanço das plataformas digitais, a experiência do usuário tornou-se um fator decisivo na atração e fidelização do público, bem como a valorização de conteúdos que reflitam sobre diversidade e inclusão.
“A cultura brasileira, fortalecida pelo digital e impulsionada pela diversidade, segue como território de encontro, identidade e transformação social. O cenário atual sinaliza que o futuro não será apenas digital ou presencial – será criativo, híbrido e plural. Nesse caminho, as políticas públicas desempenham papel estratégico ao garantir acesso, fomentar inovação e proteger a riqueza simbólica do país”, comenta Joana Siqueira, consultora em Estudos e Pesquisas da Firjan, que irá participar das mesas “O papel das pesquisas e estudos na formulação de caminhos para a Gestão Cultural” e “O futuro da cultura e da indústria audiovisual na era digital”.
“O evento visa promover o diálogo entre experiências de gestão cultural territorializada, os impactos da transformação digital no consumo e produção cultural, e os desafios contemporâneos da formulação de estratégias e políticas interinstitucionais em resposta às políticas públicas culturais”, completa Antenor Oliveira.
As pesquisas “Gestão Cultural, Território e Diversidade no Rio de Janeiro” (da Unirio, Observatório de Favelas e Firjan SESI) e “Pacto pela Cultura” (da UFF e Firjan SESI), ambas inéditas, dão nomes a duas outras mesas temáticas que compõem o evento. Além de Antenor e de Joana, os outros palestrantes do evento serão: Lia Baron, Manoel Silvestre Friques, Rebeca Brandão, Ivana Bentes, Pedro Tourinho, Júlia Zardo, Geórgia Nicolau, Fernando Mencarelli, Luciana Adão, Cinthia Mendonça, Claudina Olivêira, Almir Gonçalves e Mateus Gullar.
Acesse a programação completa do seminário