Portal Sistema Firjan
menu

Trilhas

Trilha Inovação: Desenvolvimento de Produtos Baseado em Tendências

  • Encontros de

    20/08 a 15/10*

  • Carga horária

    37h**

  • Horário

    09h às 12h

  • Formato

    on-line e ao vivo

  • Investimento

    R$ 665,70 para empresas associadas à Firjan e R$6.657,00 para não associadas***

Encontros ao vivo.

**Primeiro encontro (ferramentas digitais):
Terça-feira 20/08 das 09h às 12h

7 (sete) Encontros de conteúdo:
Terças-feiras das 09h às 12h dias 27/08, 03/09, 10/09, 17/09, 24/09, 01/10 e 15/10

6 (seis) Mentorias:

Quintas-feiras mediante pré-agendamento dias 29/08, 05/09, 12/09, 19/09, 26/09 e 03/10.

*** Associados Firjan têm desconto de 90% no produto Trilha, resultando no investimento de R$665,00 por empresa. Empresas não associadas pagam o valor inteiro de R$6.657,00.

Os produtos e serviços da sua empresa podem ganhar competitividade à prova de futuros.

Mudanças comportamentais, oscilações econômicas, crise no abastecimento e novas regulamentações são alguns dos fatores que vêm impulsionando transformações significativas nas empresas e na sociedade. Com os mercados cada vez mais competitivos e as mudanças acontecendo de forma acelerada e imprevisível, muitas empresas se veem em um ciclo incansável de produção e oferta para garantir o saldo positivo no final do mês e a sobrevivência do negócio no presente.

Embora o presente nos pareça um terreno seguro e confortável, a única certeza que temos é de que ele a cada dia se torna passado. O que não sabemos é se as escolhas de hoje poderão ter um lugar no futuro. Com o contexto mutável em que vivemos, quais são as suas apostas? Apesar da segurança que temos em repetir os protocolos que já conhecemos, a antecipação e adaptação preliminar a tendências é um caminho muito mais eficiente para se manter relevante e conquistar posições superiores no mercado do que a corrida tardia para alcançar mudanças já estabelecidas pelos concorrentes e a sociedade. Mas como equilibrar decisões de alto impacto no curto prazo com a necessidade de revisar o portfólio e investir em inovações constantemente para se manter atualizado no mercado?

A Trilha Inovação: Desenvolvimento de Produtos Baseado em Tendências fornece ferramentas para apoiar o desenvolvimento de produtos ou serviços das empresas, por meio do mapeamento dos sinais de tendências. O objetivo é apresentar o campo dos estudos de futuros e a pesquisa de tendências, como um recurso para orientar o desenvolvimento e o lançamento de projetos, auxiliando na identificação de oportunidades e desafios a longo prazo, preparando-os para o contexto de grandes mudanças e constantes transformações.

Para quem se destina

Empresas de pequeno, médio e grande portes que fabricam produtos ou vendem serviços, que desejam avaliar a perenidade do seu portfólio e traçar estratégias para se manterem relevantes.

A Trilha também é recomendada para as empresas que desejam aumentar a sua competitividade, adaptar-se prontamente às mudanças de mercado, promovendo uma visão antecipada de riscos e oportunidades, possibilitando maior clareza sobre os sinais de mudança que podem impactar seu negócio.

Perfil dos participantes

A empresa deverá selecionar 3 perfis de colaboradores das seguintes áreas ou funções*:

Criação ou gestão de produtos e portfólio Pesquisa de tendências ou de mercado Comercial ou Marketing, áreas que possuam relação direta com o cliente e o produto/ serviço

*A Trilha se destina apenas a lideranças formais ou informais de empresas.
Caso não se enquadre nessa modalidade, você ainda poderá realizar os cursos da Educação Profissional da Casa Firjan: https://bit.ly/cursoedprofcf

Consultoria ágil, intensiva e prática em 8 dias de workshops

A Trilha proporciona às empresas participantes uma visão geral sobre os Estudos de Futuros e sobre como aplicar a pesquisa de tendências no planejamento ou revisão do portfólio com foco no aumento da competitividade e na manutenção da relevância de negócios.

  • Dia 1 - Ferramentas e Ambientação

    Experimentação das ferramentas digitais utilizadas na Trilha, visão geral do percurso da consultoria e networking com os facilitadores e as empresas participantes. Apresentação da ferramenta de diagnóstico de maturidade do negócio em relação à pesquisa de tendências.

  • Dia 2 - Conhecer

    Introdução aos principais conceitos do campo dos Estudos de Futuros e da Pesquisa de Tendências, com a apresentação de cases de empresas que estão utilizando essa pesquisa para pensar projetos estratégicos, inovação, desenvolvimento de produto e outras aplicações práticas para os negócios. Seleção do produto ou serviço que será utilizado na Trilha e mapeamento de sua linha do tempo, incluindo as mudanças observadas ao longo dos anos e seus disparadores.

  • Dia 3 - Identificar

    Apresentação da metodologia de pesquisa do Lab de Tendências da Casa Firjan, com ênfase na inovação para o desenvolvimento de projetos. Análise de triangulação de áreas dentro da empresa que podem contribuir com a pesquisa de tendências gerando novos insights sobre o portfólio das empresas.

  • Dia 4 - Mapear

    Mapeamento, qualificação e registro dos sinais de mudança com foco no macro e microambientes.

  • Dia 5 - Conectar

    Conexões e análise de sinais, identificando momentos de convergência e de divergência entre eles.

  • Dia 6 - Filtrar

    Desdobramento dos dados extraídos das fases de conexão e filtragem em desafios, oportunidades e impactos das tendências para o produto ou serviço da empresa. Ideação de projeto a partir da captação de tendências.

  • Dia 7 - Planejar

    Construção do plano de ação, traduzindo as tendências em soluções para o desenho ou revisão do produto ou serviço, delimitando as mudanças necessárias, atividades-chave, responsáveis, entre outros.

  • Dia 8 - Apresentar

    Apresentação do plano de ação construído pelas empresas participantes, com comentários e sugestões dos facilitadores e mentores da Trilha.

Fundamentos da Trilha

A Trilha é fundamentada na metodologia proprietária do Lab de Tendências, que, de forma prática e inédita, estimula o mapeamento, qualificação e registro de sinais com potencial disruptivo, seguida da análise e conexão de tendências, levantamento de oportunidades e de desafios a curto e médio prazo, e desenho de ações efetivas para os produtos e serviços com base nas tendências mapeadas.

Resultado esperado

Ao final da Trilha, os participantes terão realizado o mapeamento de tendências, desafios e oportunidades para um produto ou serviço da sua empresa, bem como aplicado as descobertas identificadas em uma estratégia de negócio, visando à manutenção da relevância e ao aumento de competitividade.

Benefícios

Solução específica para a sua empresa 37h remotas de conteúdo e prática intensiva elaborando um plano de ação específico para o contexto da sua empresa, com o auxílio de especialistas em Estudos de Futuros.

Formação de multiplicadores Capacitação de 3 membros da empresa que poderão assumir o papel de multiplicadores da temática para o restante da organização.

Kit de ferramentas Recebimento de um conjunto de ferramentas que oferece autonomia para replicar a metodologia em outros desafios da empresa.

networking-icon.png

Networking com Empresas Networking com até 10 empresas de diferentes portes, setores e modelos de negócio, criando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento e de inspirações e para a formação de parcerias.

 

Vantagem para Associados Firjan

Associados Firjan têm desconto de 90% no produto Trilha, resultando no investimento de R$665,00 por empresa***.

Ainda não é associado? ASSOCIE-SE

Facilitadores

carol-facilitadora.png Carol Fernandes  

Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. Doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em pesquisa de comportamento e consumo. É professora de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Tem experiência em pesquisa de tendências em instituições como SENAI e SENAC. E atuou em empresas e projetos de moda no mercado nacional e internacional.

nathalia-coelho-facilitadora.png Nathalia Coelho 

Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. É bacharel em Design com habilitação em Moda pelo Senai Cetiqt, pós-graduada em Marketing pela ESPM e Mestranda em Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de pesquisa de tendências, desenvolvimento de produto e atuação como consultora e facilitadora em workshops e cursos.

Processo seletivo

  • Pré-inscrição Preenchimento do formulário de pré-inscrição pela empresa.

  • Inscrição Recebimento de confirmação de inscrição após a triagem de participantes.

  • Entrevista Realização de entrevista para alinhar a metodologia ao produto da empresa.

Saiba mais

Baixe o folder para encontrar mais detalhes sobre a Trilha Inovação: Desenvolvimento de Produtos Baseado em Tendências ou envie um e-mail para iel.consultorias@firjan.com.br.

BAIXAR FOLDER

Perguntas frequentes

  • 01. Por que é feita uma triagem antes da confirmação da inscrição? O que será avaliado?

    A triagem é feita por um de nossos especialistas para verificar a aplicabilidade da Trilha no contexto de atuação da sua empresa. Será avaliado o setor de atuação da empresa aplicante.

  • 02. Posso não participar de todos os dias da Trilha? Ou então posso mandar alguém no meu lugar no dia que não puder estar presente?

    Não é o ideal. Recomendamos fortemente que os participantes estejam presentes em todos os dias de Trilha. Podemos abrir exceção caso pelo menos um participante do grupo esteja presente todos os dias, mas acreditamos não ser o melhor cenário.

  • 03. Posso levar mais ou menos de 3 pessoas da minha empresa?

    O número máximo de participantes por empresa é 3 pessoas, pois esse é um número ideal para a realização das atividades. É permitido participar da Trilha com apenas 2 participantes, mas ressaltamos que o ideal seria um grupo de 3 pessoas. Os certificados serão emitidos somente à aqueles que participarem de todos os encontros.

  • 04. Qual é a infraestrutura necessária para realizar a Trilha?

    É necessário que os participantes disponham um computador com acesso à internet e que suporte o ingresso nas plataformas Microsoft Teams e Mural. Antes do início dos encontros, agendaremos uma sessão de ambientação para instruir e testar o acesso dos participantes nas plataformas.

Não encontrou sua dúvida acima? Entre em contato conosco por e-mail (iel.consultorias@firjan.com.br) que te auxiliaremos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida