Portal Sistema Firjan
menu
Evento

Verão na Casa | Jogos e Games

O que é

Programação especial gratuita com shows, oficinas, debates, contação de histórias e atividades interativas.

Para quem é

Público em geral

Valor

Gratuito

Local

Casa Firjan
Rua Guilhermina Guinle, 211
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

  • Data

  • Horário

  • Título

  • 01/02/2020
  • 14h às 20h
  • 02/02/2020
  • 12h às 18h

Detalhes

É só o verão chegar para o Rio de Janeiro ficar mais colorido, animado e criativo. Na estação que tem tudo a ver com a cidade, a Casa Firjan fica ainda mais animada com a nova edição do Verão na Casa.

Esse ano o Verão na Casa buscou inspiração na economia do entretenimento, que está associada ao potencial turístico da cidade, exerce influência na geração de empregos e estimula o comercio e a indústria local.

Venha curtir uma programação cheia de atividades culturais, cursos, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais.

O Verão na Casa acontece de janeiro a fevereiro. A cada fim de semana, um novo tema e novas atrações. Curtiu? Então, confira a programação do fim de semana dedicado aos jogos e games.

1 E 2 DE FEVEREIRO

Sábado – 1 de fevereiro

14h às 20h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

Mais uma vez a feira Junta Local se integra à programação da Casa Firjan, dessa vez com uma curadoria de Verão. A Junta Local é uma comunidade que reúne pequenos produtores do campo e da cozinha e gente a fim de comer bem e de forma consciente, e que juntamente com as cervejarias fluminenses do movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas e bebidas locais e justas.

14h às 16h – Experimentação de jogos digitais desenvolvidos por alunos da Casa Firjan

Experimentação dos cinco jogos desenvolvidos por alunos durante o curso de Iniciação para Jogos Digitais, realizado em dezembro de 2019. Os jogos ficaram muito divertidos e são adequados para diferentes faixas etárias, ou seja, todos podem participar. O público poderá jogar, testar e dar sua opinião para que os alunos possam melhorar e aprimorar seus games. Classificação etária: a partir de 6 anos.

15h às 16h30 – Jogo Futuros Possíveis: aprendendo a criar cenários

Oficina do jogo desenvolvido pelo Lab de Tendências da Casa Firjan para inspirar a construção de cenários de futuros possíveis. Durante a atividade, os participantes poderão experimentar parte da metodologia. Serão criados cenários de futuro do entretenimento, exercitando diferentes marcos temporais para compreender algumas dinâmicas de análise de tendências.

16h às 18h – Jogos de tabuleiro

Criatividade, foco, pensamento lateral, estratégia, gestão de tempo e storytelling são algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas através de jogos. Neste final de semana o público poderá experimentar jogos de tabuleiro que ajudam, de maneira lúdica e divertida, no desenvolvimento de competências e habilidades que estão sendo cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. A disponibilidade é limitada, o empréstimo é mediante retenção de documento e o tempo máximo de permanência por jogo é de 1 hora. A faixa etária varia de acordo com o jogo selecionado.

16h - Jardim de histórias convida: Tapetes contadores de histórias

Tapetes artesanais coloridos e cheios de bolsos servem de cenários para as invencionices de um menino peralta.

16h30 às 17h30 – Quiz Nova economia, Inovação e Futuro

Seja em formato de jogos de tabuleiro, online ou em bares que tenham noites dedicadas, os quiz ou trivias fazem muito sucesso em todos os cantos do mundo por que são uma maneira descontraída de testar e adquirir conhecimento. Este quiz fala dos temas favoritos da Casa Firjan: Nova economia, Inovação e Futuro. A atividade será aberta à participação de todos, no jardim, próximo ao palco. O time ganhador receberá um prêmio especial da Casa e mostrará que está realmente preparado para o futuro.

18h às 19h30 – DJ’s Tropicals

Ecle´ticos como todos os geminianos, os gêmeos Ian e Igor Cals buscam mesclar os sons da música brasileira às vertentes da música eletrônica. O projeto da dupla de DJ’s Tropicals explora diversos estilos – do disco ao house music, do downtempo ao boogie, do nu-disco ao afro house – procurando sempre trazer a tropicalidade brasileira aos seus sets.

Com pouco tempo de estrada a dupla já começa a colher os frutos de seus sets tropicais, tendo se apresentado em grandes festas do Rio de Janeiro, como Salve Guanabara, Olho Ma´gico, Sol da Meia Noite, Baila Comigo e Arca de Noe´. Além disso, para terminar o ano de 2018 com chave de ouro, Ian e Igor Cals passaram pelo festival Rock the Mountain, que ocorreu em Itaipava, com público de 7 mil pessoas, e também nas areias baianas do Reveillon Amar Boipeba, com uma variedade musical que conquistou diferentes tipos de público.

Domingo – 2 de fevereiro

12h às 18h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

A feira Junta Local se integra à programação de verão da Casa Firjan. Os produtores, ligados ao movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas locais e justas.

14h às 16h – Experimentação de jogos digitais desenvolvidos por alunos da Casa Firjan

Experimentação dos cinco jogos desenvolvidos por alunos durante o curso de Iniciação para Jogos Digitais, realizado em dezembro de 2019. Os jogos ficaram muito divertidos e são adequados para diferentes faixas etárias, ou seja, todos podem participar. O público poderá jogar, testar e dar sua opinião para que os alunos possam melhorar e aprimorar seus games. Classificação etária: a partir de 6 anos.

15h às 16h30 – Oficina de gamificação para a família

Gamificação é o uso de técnicas típicas de jogos para engajar as pessoas no cumprimento de suas tarefas. Desafios constantes e sistemas de bonificações são exemplos de como deixá-las mais dinâmicas e divertidas, além de aumentar os níveis de concentração. A Gamificação tem sido muito usada no ambiente corporativo e acadêmico, mas pode ser aplicada em todas as esferas da vida. Nessa oficina em família será possível aprender estratégias de gamificação para tornar o dia a dia em casa mais divertido e eficiente. As vagas são limitadas e a capacidade máxima é de 20 pessoas. Classificação etária: crianças com idade a partir de 5 anos, acompanhadas dos responsáveis.

16h30 – Show com Gilsons

Cercados de música desde que nasceram, Francisco, João e José Gil carregam simplicidade e imensa responsabilidade no nome. Eles chegam para mostrar que estão prontos para assumir esse legado, de forma original e com muita personalidade, com seu novo projeto: Gilsons. O Trio formado por Francisco Gil (violão e vocal), João Gil (violão) e José Gil (violão e vocal) tem em seu primeiro EP lançado influências de mpb, samba, pop e até eletrônico.

Sábado e domingo – 1 e 2 de fevereiro

Dia inteiro - Mostra Educar para Transformar + Exposição Decupagem Iole de Freitas

A educação se caracteriza como uma importante ferramenta para a transformação da sociedade, contribuindo para a formação do futuro trabalhador. A mostra Educar para Transformar mostra como a Firjan SENAI e a Firjan SESI promovem a formação e qualificação desse profissional, atendendo às necessidades das empresas do futuro.

A Exposição Decupagem Iole de Freitas reúne obras, desenhos, fotos e documentos que marcam a carreira da artista plástica dos anos 1970 até hoje. A curadoria é de João Bandeira.

Mapa

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida