Portal Sistema Firjan
menu
Evento

Verão na Casa | Carnaval 

O que é

Programação especial gratuita com shows, oficinas, debates, contação de histórias e atividades interativas.

Para quem é

Público em geral

Valor

Gratuito

Local

Casa Firjan
Rua Guilhermina Guinle, 211
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

  • Data

  • Horário

  • Título

  • 18/01/2020
  • 13h às 20h
  • 19/01/2020
  • 12h às 18h

Detalhes

É só o verão chegar para o Rio de Janeiro ficar mais colorido, animado e criativo. Na estação que tem tudo a ver com a cidade, a Casa Firjan fica ainda mais animada com a nova edição do Verão na Casa.

Esse ano o Verão na Casa buscou inspiração na economia do entretenimento, que está associada ao potencial turístico da cidade, exerce influência na geração de empregos e estimula o comercio e a indústria local.

Venha curtir uma programação cheia de atividades culturais, cursos, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais.

O Verão na Casa acontece de janeiro a fevereiro. A cada fim de semana, um novo tema e novas atrações. Curtiu? Então, confira a programação do fim de semana dedicado ao Carnaval.

18 E 19 DE JANEIRO

Parceria: Sebastiana - – Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio

Sábado – 18 de janeiro

13h às 15h – Oficina de customização de camisetas | Amebras

As diversas possibilidades de customizar as camisetas dos blocos e escolas de samba no carnaval, com brilhos lantejoulas e fitas em modelos variados. Traga sua camiseta.

14h às 20h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

Mais uma vez a feira Junta Local se integra à programação da Casa Firjan, dessa vez com uma curadoria de Verão. A Junta Local é uma comunidade que reúne pequenos produtores do campo e da cozinha e gente a fim de comer bem e de forma consciente, e que juntamente com as cervejarias fluminenses do movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas e bebidas locais e justas.

16h às 18h – Oficina de adereços | Divinas Axilas

A oficina é ministrada pela Associação Divinas Axilas, que tem como objetivo capacitar, gerar renda e preservar a cultura popular. Um dos criadores e diretor da ONG, o carioca João Carlos Regazzi Avelleira também é fundador e presidente do bloco carnavalesco Suvaco de Cristo (1986).

16h – Jardim de histórias convida: Tapetes contadores de histórias

Tapetes artesanais coloridos e cheios de bolsos servem de cenários para as invencionices de um menino peralta.

18h – Show do Bloco Superbacana

A riqueza e a diversidade da música tropicalista em um grande carnaval. Esta é a proposta do Bloco Superbacana, que sobe ao palco com repertório eclético (marchinha, samba, xote, maracatu, funk, ijexá e samba-reggae) e influências da Tropicália no teatro, figurino, literatura, cinema e artes plásticas. Misturando a percussão do carnaval com guitarra, baixo, teclado, violão e sopros, dentre outros recursos, o Bloco promete surpresas e muita diversão ao público.

Domingo – 19 de janeiro

12h às 18h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

A feira Junta Local se integra à programação de verão da Casa Firjan. Os produtores, ligados ao movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas locais e justas.

13h30 às 14h30 – Oficina Circo Circuito | Gigantes da Lira

A oficina de iniciação circense “Circo Circuito” é uma maratona na qual crianças com idades entre 4 e 10 anos experimentam quatro modalidades: acrobacias de solo, perninhas de pau, malabarismo e fitas olímpicas. A dinâmica comporta um total de 50 crianças, que serão organizadas em quatro grupos, e tem duração aproximada de 1 hora. Todos os instrutores/treinadores são formados em escolas de circo do Rio de Janeiro e de São Paulo e contam com habilidade e metodologia para os treinamentos.

15h30 às 17h30 – Gritinho Gigante de Carnaval | Gigantes da Lira

O Gigantes da Lira, pioneiro e mais tradicional bloco de crianças do Rio, abre o carnaval 2020 com o seu cortejo brincante, um circo em movimento composto por uma banda de sopros e batuques acompanhada de palhaços, malabaristas, monociclistas e pernas de pau. Trajando figurinos exuberantes e exibindo seu estandarte, o bloco envolve crianças, mamães, papais, vovôs, vovós e agregados em uma atmosfera de alegria contagiante. Para a apresentação, a banda selecionou um repertório infantil bastante eclético e clássico, não faltando as preciosas cantigas de roda e marchinhas.

Os pequenos e toda a família ainda se divertem com o show acrobático “Aqualoucos Gigantes”, um espetáculo cômico, lúdico e virtuoso de acrobacias circenses e comunicação instantânea e eletrizante, que promete tirar o fôlego do público. Com humor afiado, os acrobatas usam seus corpos para criar figuras como a centopeia, a torre de pizza, pontes, aviões e pirâmides, além de surpreendentes saltos mortais.

Sábado e domingo – 18 e 19 de janeiro

Dia inteiro - Mostra Educar para Transformar + Exposição Decupagem Iole de Freitas

A educação se caracteriza como uma importante ferramenta para a transformação da sociedade, contribuindo para a formação do futuro trabalhador. A mostra Educar para Transformar mostra como a Firjan SENAI e a Firjan SESI promovem a formação e qualificação desse profissional, atendendo às necessidades das empresas do futuro.

A Exposição Decupagem Iole de Freitas reúne obras, desenhos, fotos e documentos que marcam a carreira da artista plástica dos anos 1970 até hoje. A curadoria é de João Bandeira.

Mapa

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida