O que é
A hilária e por vezes conflitante história recente do estabelecimento do Nordeste. Baseado no livro do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Valor
R$ 22 (inteira) | R$ 11 (meia)
Local
Teatro Firjan SESI Itaperuna
Avenida Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 - Pres. Costa e Silva
Data
Horário
Título
- 26/10/2019
- 19h às 20h
- Teatro
Detalhes
Um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem da mesma região. Depois de vários testes e entrevistas, dois candidatos chegam à final e são submetidos a uma preparação de sete semanas para o último teste.
Durante esse período, os atores refletem sobre suas identidades, culturas e histórias pessoais, descobrindo que ser e interpretar um personagem do Nordeste não é tarefa simples.
“A invenção do Nordeste” desenha a hilária e, por vezes, conflitante história recente do estabelecimento da região. Essa unidade sociopolítica e cultural com todas as suas individualidades e estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras.
O espetáculo é uma autoficção baseada no livro “A invenção do Nordeste e outras artes”, do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. A ideia da peça foi da atriz e diretora Quitéria Kelly, motivada por uma série de reações xenófobas contra os nordestinos, durante as eleições presidenciais de 2014.
Quitéria compartilhou com os demais integrantes do Grupo Carmin o seu desejo de criar uma peça que contribuísse para a desconstrução da imagem estereotipada de nordestinos e nordestinas. A montagem nasceu depois de dois anos de pesquisas e com a colaboração de Pablo Capistrano e Henrique Fontes, responsáveis pela dramaturgia.
Gênero: Comédia
Duração: 60 min
Ficha técnica:
Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros
Direção e figurino: Quitéria Kelly
Assistência de direção, dramaturgia audiovisual e desenho de luz: Pedro Fiuza
Consultoria histórica e de roteiro: Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Direção de arte e cenografia: Mathieu Duvignaud
Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
Preparação corporal: Ana Claudia Albano Viana
Preparação vocal: Gilmar Bedaque
Produção executiva: Mariana Hardi
Trilha original: Gabriel Souto e Toni Gregório
Design gráfico: Teo Viana
Xilogravura: Erick Lima
Costureira: Kátia Dantas
Cenotécnico: Irapuã Junior
Edição de vídeo: Juliano Barreto
Assistência técnica: Anderson Galdino
Foto: José Tellys Fagundes