O festival nasceu em 2010 com o nome X-Tudo Cultural e o objetivo de democratizar o acesso à cultura no estado do Rio. Desde então, trouxe para os palcos dos teatros Firjan SESI uma grande diversidade artística, por meio de atrações de música, dança, artes plásticas, cinema, teatro e muitas outras linguagens, além de oficinas, palestras e workshops de temas variados.
Ao longo do tempo, o X-Tudo se destacou por oferecer ao público um panorama do cenário cultural da atualidade, mesclando nomes consagrados com artistas que estão buscando seu espaço no mercado, sempre com apresentações gratuitas ou a preços populares, reforçando ainda mais a natureza democrática do projeto.
No ano de 2024, quando chegou à sua 10ª edição, o projeto adotou o nome X-Todas, para contar, celebrar e impulsionar a trajetória das mulheres, como protagonistas da sociedade nos mais diversos campos de atuação.
Em 2025 o X-Todas reforça ainda mais o seu compromisso de fomentar e narrar as realizações femininas nos territórios artísticos e culturais.