Publicado em 29.10.2018

Foi procurando pioneirismo na área de inovação que Flávio França fundou a sua segunda startup. Lançada em outubro de 2014, a Media Glass desenvolve aplicativos para óculos de Realidade Aumentada e Virtual com foco na produtividade industrial. Com a empresa, ele conseguiu realizar o desejo antigo de unir empreendedorismo e tecnologia.

– Na época, pesquisei sobre o Google Glass, que tinha acabado de ser lançado. Fiquei maravilhado com as possibilidades que a tecnologia oferecia e vi que ainda não tinha no Brasil uma empresa com esses produtos – conta ele, que é fundador e CEO da empresa.

Veja também: No exame médico, o susto e o alerta para mudar

A Media Glass oferece aos clientes um conjunto de aplicativos que tornam o trabalho nas fábricas mais eficientes. Os programas são desenvolvidos para quatro modelos de óculos – Google Glass, Vuzix, HTC VIVE e HoloLens – e ajudam na montagem, inspeção de qualidade, manutenção e logística, seguindo a demanda de cada cliente.

app_mat_ria1.jpg Inovações como óculos de Realidade Aumentada e Virtual têm sido usadas para melhorar a produtividade industrial (Foto: Fábio Cordeiro)

 

– O operário veste, por exemplo, óculos de Realidade Aumentada e pode seguir um passo a passo para realizar o trabalho dele, navegando por comando de voz, tirando dúvidas em vídeo conferências, registrando foto e vídeo – explica Flávio.

Leia mais:  A nova cara da educação e das empresas com a chegada da Indústria 4.0

Embora ainda seja nova no mercado, a Media Glass já atendeu clientes de grande porte, como ArcelorMittal, ENEL, Queiroz Galvão Óleo & Gás e ZF do Brasil. De acordo com ele, a otimização do trabalho acontece de maneira bem prática, durante o expediente. Os projetos aumentam a produtividade das empresas em cerca de 30%.

– O funcionário está com os óculos e, portanto, tem as mãos livres. Consultando informação por comando de voz, ele tem o que precisa de forma mais rápida, não precisa se deslocar até um computador ou celular. Ou se ele precisa coletar itens de um armazém, é possível, por meio do aplicativo, indicar aqueles que estão mais próximos, diminuindo o tempo de deslocamento – detalha Flávio.

A startup foi uma das 20 aprovadas na Fase 1 do Edital de Inovação para a Indústria no Desafio de startups Petrobras Distribuidora. No dia 9 de novembro, Flávio vai participar do painel “Desafios dos níveis de maturidade das startups”, no Summit Inovação da Indústria, organizado pela Firjan IEL. O evento é gratuito e reunirá, na sede da Firjan, no Centro do Rio, startups e empresas inovadoras para debater modelos de conexão, governança e gestação de 8h às 18h.

– Estamos trazendo para o debate startups mais maduras, outras médias e outras crescentes, para cada uma falar de suas dores e ganhos. Assim, as empresas se conhecem, fazem network. O bacana desse evento não é só adquirir conhecimento, mas ter espaço de troca – comenta Myriam Marques, gerente de Capacitação Empresarial da Firjan.

app_mat_ria2.jpg

 

Além de serem um novo modelo de negócio no mercado independente, as startups podem ser absorvidas por parte das grandes empresas, beneficiando as indústrias com parcerias e oferta de serviços. Por isso, a Firjan oferece workshops e cursos de capacitação profissional nas áreas de liderança, empreendedorismo e inovação em todo o estado. Além disso, disponibiliza espaços em coworkings, fablabs e consultorias para editais.

Veja também: Fábricas não serão mais as mesmas depois da impressão 3D

– Temos trabalhado muito pra trazer o incremento da base tecnológica para as startups do Rio, pra elas estarem mais aderentes à indústria do estado. As startups são fundamentais no ambiente de inovação aberta, na asseguração do processo de inovação empresarial, com foco na competitividade industrial – destaca Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan.

Magno acredita que o ambiente de inovação no estado do Rio ainda não é pleno, sendo preciso impulsioná-lo para que todo o seu potencial seja explorado:

– Há um longo caminho a ser percorrido ainda. Mas já começamos a ver bons cases de sucesso. Isso estimula o desenvolvimento de outras startups.

VER MAIS NOTÍCIAS

    Carregando Carregando...
    Firjan Logo