Arena SESI Matemática

Já imaginou poder pedalar em triciclos com rodas quadradas? Na Arena SESI Matemática é possível.

A Arena é uma estrutura itinerante que traz a oportunidade de experimentar atividades interativas ligadas à matemática de um jeito diferente do que se vê nas salas de aula. Uma forma de se divertir enquanto se aprende. E adivinha? O evento passa gratuitamente por diversos locais do estado do Rio.

“Ações como essa servem, principalmente, para que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar uma matemática diferente, tanto em termos de abordagem, quanto de possibilidades”, afirma Helio Braga, chefe de Divisão da Matemática no Sistema FIRJAN.

O lançamento da Arena aconteceu em maio de 2015. A Praia de Copacabana e o Parque de Madureira receberam, simultaneamente, a grande estrutura preparada para mostrar que matemática não é um bicho de sete cabeças. Mais de 8 mil pessoas passaram pelo evento. A partir de junho, a Arena SESI Matemática passou a ser realizada em outros municípios do Rio.

Moradora de Copacabana, Maria de Fátima Barbosa, que é professora de matemática aposentada, aprovou a iniciativa. “Na minha época não existiam esses recursos e os alunos sempre tiveram medo da disciplina, talvez por causa da quantidade de números. Com certeza esses novos recursos de ensino facilitam o aprendizado, porque eles absorvem o conteúdo sem nem perceber, já que o fazem brincando”, disse ela, que visitou a tenda na praia com a neta de 10 anos. “A aula seria bem mais legal se fosse com jogos. Quero que minha escola seja assim”, disse a pequena Maria Eduarda.

O evento conta com 10 atividades divertidas, classificadas por faixa etária que variam a partir de 4 anos, e são abertas ao público. Na Arena SESI Matemática você descobre que ao iluminar um sólido é possível achar formas secretas e que com apenas 7 peças você pode criar até 240 formas tridimensionais, além de outras diversas atividades.

Inclusive, uma das atividades chamada Curiosidade dos Números faz você se questionar quais famílias numéricas você conhece e usa de símbolos, como coelho e pizza, para ajudar na explicação. Entenda melhor aqui.

“Divertir, transformar, surpreender, revelar, adaptar, embelezar, padronizar, decidir, desafiar e criar são ações que a Arena propõe para desmistificar a Matemática e contribuir para que estudantes e familiares percebam a sua importância”, diz Helio.

Edição 2017

A edição de 2017 da Arena SESI Matemática, realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), aconteceu na Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, e na Escola Sesc. Milhares de pessoas se divertiram ao cubo nas atrações como triciclo com rodas quadradas, games, labirintos, quebra-cabeças e Lego.

A Arena SESI Matemática é a prova de que aprender de forma lúdica é possível! Quer descobrir o mundo mágico da matemática? Fique ligado nas próximas edições.