Portal Sistema Firjan
menu
Ação Ambiental

Ação Ambiental 2016: repensar produção, consumo e descarte

Tema: “Produção e consumo sustentáveis, economia circular e logística reversa”

O termo Economia Circular se tornou corriqueiro entre empresas e governos que estão ansiosos por contribuir para a ideia de um mundo em circuito fechado, onde materiais e recursos são reciclados infinitamente e resíduos e poluição são reduzidos ao mínimo. Parece utópico, mas a verdade é que, em um cenário em que está clara a ameaça de escassez de recursos, um sistema cíclico que explora o melhor uso dos materiais é cada vez mais desejável e viável, inclusive economicamente. Mesmo com a evolução no tratamento dos impactos ambientais, nosso processo produtivo e de consumo ainda é linear: recursos são extraídos do meio ambiente, transformados, consumidos e descartados. A Economia Circular é um modelo que propõe mudar essa linearidade, sem estagnar o desenvolvimento econômico e mantendo a entrega de valor ao consumidor.

No Seminário Ação Ambiental 2016 vamos unir algumas pontas para mostrar que a indústria é capaz de protagonizar esse desafio. Pretendemos alinhar o conhecimento dos participantes sobre questões como ciclo de vida do produto, eficiência ambiental e uma das grandes tendências trazidas com a Economia Circular, que é repensar a tradicional oferta de produto e desdobrá-la, com possibilidades de uma solução completa para o cliente, gerando ganhos ambientais e econômicos (Product-Service System - PSS).

É algo grandioso que envolve soluções diversas, e a valorização dos resíduos é parte disso. Vamos aproveitar esse encontro para discutir o andamento das iniciativas de logística reversa no Brasil. Pretendemos discutir acordos setoriais firmados entre produtores, comercializadores e governos, assim como os próximos passos ao qual o setor industrial deve estar atento não apenas para cumprir a lei, mas também para estar preparado para oportunidades de negócio. Vamos dar especial destaque à logística reversa de embalagens, aos formatos propostos, aos atores envolvidos e ao papel da indústria para que ela se efetive.

Parcerias
Convidamos instituições renomadas que têm, assim como a FIRJAN, interesse na disseminação das temáticas tratadas. Nesta edição, são parceiros institucionais do Ação Ambiental:
• Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre)
• Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro
• Exchange 4Change Brasil

 

Sobre o Ação Ambiental

O desenvolvimento sustentável e as questões ambientais são fatores que cada vez mais afetam as decisões do setor empresarial. O Ação Ambiental é uma forma de apoiar o empresário na tomada de decisão, além de abrir a possibilidade para novos negócios na indústria.   

Confira como foi a última edição do Ação Ambiental:

Conheça as edições anteriores

O Ação Ambiental já percorreu os mais importantes temas em meio ambiente, tais como: mudanças climáticas, recursos hídricos, gestão sustentável das cidades, gerenciamento de resíduos sólidos, logística reversa e muito mais.

Edição 2015 Edição 2014 Edição 2013
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida