Prêmio FIRJAN Ação Ambiental 2014
Home Programação Banca Examinadora Vencedores

Programação:

     

Confira como foi a programação do Ação Ambiental 2015. 

Novas Perspectivas e Desafios sobre o Clima


Dia 30/06 – das 14 às 18 horas
 


Painel 1: Visão Geral sobre Mudança do Clima e Perspectivas para a COP21

Mudança do Clima é um tema discutido em nível internacional. Há uma grande expectativa que na COP 21, que acontecerá em dezembro de 2015, seja firmado um novo acordo com metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa para todos os países membros da Convenção, inclusive o Brasil. Esse acordo pode trazer impactos para os nossos setores produtivos.

Itamaraty – Ministro Everton Lucero – Processo de negociação internacional e as perspectivas para COP21

CNI
– Mário Cardoso, Especialista em Política e Indústria – Posicionamento da Indústria brasileira para COP21

MMA
– Adriano Santhiago, Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas – Contribuição do MMA no posicionamento do Brasil para a COP21  

Braskem
– Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável – Negociações internacionais para o acordo climático - ameaças e oportunidades para a indústria brasileira 

 

Painel 2: Vulnerabilidades e Adaptação à Mudança do Clima

A mitigação das emissões é de fundamental importância, mas não podemos deixar de avaliar o impacto advindo da Mudança do Clima. O 5º relatório do IPCC sobre Impacto, Adaptação e Vulnerabilidade destaca o aumento da frequência e intensidade dos eventos extremos e diante dessa perspectiva a indústria precisa avaliar sua vulnerabilidade, para se tornar mais resiliente e minimizar os impactos.

Prefeitura do Rio – Sérgio Besserman, Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável
Vulnerabilidade das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas


Fundação Boticário
– André Rocha Ferretti, Gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário e Coordenador Geral do Observatório do Clima – Adaptação Baseada em Ecossistemas  


Recursos Hídricos: uso eficiente da água na indústria
 

Dia 01/07 – das 14h às 18h
 

A gestão adequada da água é tema que ganha força pela fragilidade que tem demonstrado nos últimos tempos e por ser um insumo tão essencial à maioria das atividades econômicas. No cenário atual, a redução da disponibilidade hídrica, como matéria-prima dos processos produtivos, e a crescente necessidade de utilização de medidas de caráter sustentável exige o conhecimento sobre experiências consolidadas, para que sejam trazidas a debate questões importantes quanto a manutenção de sua oferta, em quantidade e qualidade. 
 

Abertura: USP - José Carlos Mierzwa, Professor pesquisador da USP


Aquapolo -
Marcos Asseburg, Diretor do Aquapolo Ambiental
Casa da Moeda
– Erika de Oliveira, Gerente de Planejamento Ambiental
CSN – Antônio Carlos Simões, Especialista em Meio Ambiente


 

Prêmio FIRJAN Ação Ambiental – evento de premiação


Dia 01/07 – a partir das 18 horas

O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental valoriza e divulga as ações das indústrias do estado do Rio para o desenvolvimento sustentável, por meio de uma avaliação independente e imparcial de projetos, reconhecendo o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais.

Nas edições anteriores, o Sistema FIRJAN já entregou o prêmio para 11 empresas e na edição 2015 divulgará outras novas ações, nos cinco grande temas avaliados: Biodiversidade; Gestão de Água e Efluentes; Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética; Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.