Prêmio FIRJAN Ação Ambiental 2014
Home Programação Banca Examinadora Vencedores

Banca Examinadora


Relação com Públicos de Interesse
 

 Acao-Ambiental-Renata-Oliveira


Renata Vinhas Oliveira

 

Graduada em Ciências Biológicas (UNESP), com pós-graduação em Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e especialização em Gestão de Gases de Efeito Estufa pela Harvard Extension School. Participação em diversos fóruns de sustentabilidade do setor industrial devido à atuação como representante do setor eletroeletrônico (ABINEE). Atualmente é consultora de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), representando e desenvolvendo projetos para a bandeira Assaí Atacadista.
 

 
Acao-Ambiental-Cristina-Fedato

Cristina Fedato

Coordenadora Pedagógica do curso de especialização em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade na FIA; especialista em Estratégias de Sustentabilidade, Compras Sustentáveis, Sustentabilidade em Cadeias Produtivas; consultora senior do GVces e da GIZ; membro da Comissão de Estudos Especiais de Compras Sustentáveis da ABNT/ISO e ponto focal da EcoVadis no Brasil.

 

 

 

 Acao-Ambiental-Lucineia-Batista


Lucineia Batista

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente é coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, professora do Colégio Pedro II e membro do grupo de pesquisa Cinenarrativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO.
 

 

Biodiversidade

 

Acao-Ambiental-Rui-Rocha

Rui Rocha

Fundador e presidente do Instituto Floresta Viva. Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1990) e Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, tem uma agenda de projetos a sustentabilidade da paisagem na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Empreendedor social da Ashoka desde 2003, é membro da Rede de ONGs da Mata Atlântica.

 

 

Acao-Ambiental-Beatriz-Bulhoes

Beatriz Bulhões

Bióloga (UnB), Mestre em Ecologia (UnB), Especialista em Geoprocessamento (UnB) e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Foi Diretora Vice-Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (ABRABI). É professora de Política e Gestão da Biodiversidade do curso de especialização "Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável" do UniCEUB. Foi juri no Prêmio Nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. É interlocutora da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SBPC) no Congresso Nacional. 

 

Acao-Ambiental-Elisa-Romano

 Elisa Romano

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, tem mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente e é especializada em Parcerias Intersetoriais pela Universidade de Cambridge.

Trabalha há mais de quinze anos na área ambiental. Atualmente é Especialista em Política e Indústria da área de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria, onde coordena a Rede Indústria de Biodiversidade e Florestas.
 

 

Gestão de GEE's

 

Acao-Ambiental-Lucila-Caselato

Lucila Caselato

Engenheira Química, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ; Pós Graduação em Engenharia de Saúde de Pública e Planejamento e Administração de Recursos Ambientais; Gerente de Sustentabilidade do Instituto Aço Brasil.

 

 

 

 

Acao-Ambiental-Ricardo-Santos

Ricardo Santos

Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, formado em Engenharia Química pela UNICAMP, com especialização em administração Industrial pela USP.

Atualmente é Analista de Pesquisa Energética na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde desenvolve trabalhos e estudos relacionados a Energia e Gás Natural. Atua como engenheiro há mais 15 anos, tendo passado por diversos setores da indústria, tais como alumínio, vidro e petróleo e gás.
 

 

Acao-Ambiental-Christianne-Maroun

 Christianne Maroun

Graduada em Química Industrial, Mestre em Química Ambiental e Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental na Coppe/UFRJ; professora da Engenharia Ambiental da PUC-Rio e do MBA de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da FGV; Consultora independente em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Em seu mais recente trabalho de longo prazo participou da gestão do carbono da Copa do Mundo 2014 como consultora da UNDP, através da coordenação do Ministério de Meio Ambiente.

 

 

Resíduos

 

Acao-Ambiental-Wagner-Costa

 Wagner Costa

Engenheiro agrônomo, especialista em P+L, pós-graduado em gestão ambiental, gerente de meio ambiente da FIEMG, Vice Presidente do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio São Francisco, membro dos conselhos de meio ambiente e recursos hídricos de Minas Gerais.

 

 

 

 

Acao-Ambiental-Carlos-Filho

Carlos Filho

Advogado, pós-graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie; Diretor Presidente da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; Diretor da ISWA - International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos); Coordenador da Secretaria Subregional da IPLA – Parceria Internacional para expansão dos serviços de gestão de resíduos junto a Autoridades Locais, um programa mantido pela ONU – UNCRD; Editor da Revista Conexão Academia, revista científica sobre resíduos sólidos; Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”.

 

Acao-Ambiental-Andre-Vilhena

André Vilhena

Diretor executivo do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) desde 1998, é engenheiro químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui o grau de Mestre em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Coordena o Subcomitê 3 (Rotulagem Ambiental) do ABNT-CB38 (Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas) desde 2004. Em 2008 foi nomeado Conselheiro do COSEMA – Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Em 2007 assumiu a diretoria executiva da GARSD – Global Alliance for Recycling and Sustainable Development.

 

Recursos Hídricos

 

Acao-Ambiental-Vinicius-Crespo

Vinícius Crespo

Advogado da Fecomércio RJ responsável pela área ambiental e constitucional, especialista em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, membro da banca corretora da OAB/RJ, conselheiro do Comitê da Baía de Guanabara (CBH BG) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI RJ), coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal do CBH BG, participou da construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio de Janeiro, atualmente compõe o GTT-MA (Grupo Temático de Trabalho em Meio Ambiente) que discute e analisa os Acordos Setoriais.

 

 

Acao-Ambiental-Moema-Acselrad

Moema Acselrad

É Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutora em Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ. É Gerente de Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos no Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) desde a sua criação em 2009. Foi também Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas de 2003 a 2014. Em sua atuação na gestão das águas fluminenses, destaca-se sua experiência com a implantação da cobrança pelo uso da água e a elaboração do primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

 

Acao-Ambiental-Eduardo-Dantas

Eduardo Dantas

Engenheiro Civil com especializações em engenharia sanitária (UFRJ) e de gestão ambiental de bacias hidrográficas (PPE-COPPE-UFRJ). Mestrado em Engenharia Ambiental (PEAMB-UERJ). Membro da equipe da Assessoria de Gestão Ambiental da CEDAE e Chefe do Departamento de Recursos Hídricos desde 2007. Atualmente é o Presidente da Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTCOB-CNRH), e participa de câmaras técnicas no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitê Federal do Paraíba do Sul (CEIVAP) e Comitê Guandu e possui larga experiência na gestão e participação em colegiados de recursos hídricos.