Empresários, estilistas, designers e estudantes dos cursos de moda da Firjan SENAI participaram de um webinar sobre o que deverá ser tendência no próximo verão. O conteúdo desenvolvido pelas redações das revistas de moda do Grupo Globo foi apresentado pela editora de Moda da Revista Ela, Larissa Lucchese e pela editora sênior de Moda Vogue Brasil, Vivian Sotocórno. A ação faz parte da programação da 10ª edição do Veste Rio, que este ano ocorre em formato digital.
Se 2021 foi marcado pelo conforto com peças mais descoladas que refletiam o maior tempo em casa, o home office e saídas rápidas devido ao isolamento social, o ano que virá deverá ser de cores vibrantes, estampas geométricas e multicoloridas, brilho e exuberância traduzindo o otimismo pela vacinação e celebrando o fim da pandemia da Covid-19. “A vacinação para todas as pessoas e a volta da liberdade são comemoradas e esse comportamento do mundo reflete na moda. As pessoas querem se vestir de forma elegante para as coisas mais simples, como forma de demonstrar alegria por ter superado o grave momento mundial”, explica Vivian.
O levantamento de tendências leva em consideração o que foi apresentado nos desfiles de grandes marcas mundiais de moda, mas também o que dita o comportamento atual das pessoas. “A pesquisa vem de um universo do dia a dia, do movimento das ruas, filmes, séries e vivências. Sempre atenta as coisas novas e atuais para o olhar não envelhecer”, explica Larissa.
Provocados pelo impacto gerado pela pandemia na falta de matéria-prima e pelo isolamento social, mas influenciada pela maior preocupação da indústria com a sustentabilidade e pela ressignificação do consumo, o pachtwork, o bordado, o tricô e a pintura em tecido deverão estar presentes na nova estação.
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Na moda praia, os anos 80 voltam com tudo. Cortes, modelagens cavadas, cintura alta, tons flúo, sutiã meia taça e detalhes esportivos, como zíperes e neoprene, são elementos que serão conjugados para as novas peças. Já os biquinis usarão o strappy com tiras cruzando a barriga e cintura.
Entre as lingeries o corset retorna à moda, mas também para ser usado fora de casa. Pelo conforto, sutiãs sem bojo são tendência para ressaltar as formas naturais das mulheres. A ascensão das novas peças, feitas de seda, algodão ou renda, é um reflexo da celebração da diversidade e do movimento body positive que, finalmente, vem tomando conta da moda.
Entre os acessórios, as grifes optaram por deixar as bolsas guardadas no armário e lançar mão de peças multiuso para quem sai usando o mínimo possível. No mercado de joias, o novo espelho digital criado a partir das reuniões virtuais fez com brincos e colares ficassem mais à mostra. O resultado disso são criações surrealistas como brincos com motivos de olhos, broches de lábios, narizes e por aí vai. A ideia é se destacar no enquadramento digital, com peças divertidas e que jamais passarão despercebidas.
Mentoria para empresas
A programação das atividades do Veste Rio ainda vai garantir mentorias gratuitas para empresas do setor associados à Firjan. Os encontros serão em 29/07 em três horários distintos. Os links serão disponibilizados em breve. Confira:
-15h - Retomada pós pandemia
O metaverso e a moda: como a pandemia acelerou o desenvolvimento de plataformas de realidade virtual com inovadoras experiências de consumo e como isso impacta o futuro do varejo de moda.
- 17h - Educação na Moda
Marketing digital: como criar conteúdo capaz de entreter e envolver o público, as maneiras de produzir e analisar uma estratégia de comunicação digital e como usar as ferramentas de redes sociais disponíveis.
- 19h - Moda Praia/Fitness/Íntima/Joalheria
As principais inovações tecnológicas rumo à sustentabilidade.
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Confira o conteúdo apresentado durante o webinar.