Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Qualidade de Vida

Seu Miguel, Seu Miguel faz temporada online no teatro Firjan SESI Jacarepaguá

Montagem inédita com roteiro original terá oito apresentações virtuais gratuitas

Montagem inédita com roteiro original terá oito apresentações virtuais gratuitasFoto: Heitor Muniz

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 04/05/21 10:23  -  Atualizado em  04/05/21 10:30

Atores, bonecos, máscaras, luzes e sombras. É no diálogo entre esses diversos elementos que nasce “Seu Miguel, Seu Miguel”, nova montagem infanto-juvenil que será transmitida do Teatro Firjan SESI Jacarepaguá.  Da companhia carioca “Depois do Ensaio”, a temporada online estreia nesta quinta-feira, 06 de maio, às 18h, no canal do Youtube da Firjan SESI, seguido de bate-papo ao vivo com diretor e parte da equipe, às 19h.

Com roteiro original de Thales Sauvo e direção de Marcio Nascimento, a peça (uma coprodução com o Paideia Artes), fará oito apresentações gratuitas – de 6 a 9 e 13 a 16 de maio. Quintas e sextas, o espetáculo começa às 18h, sábados e domingos, às 16h.

Em cena, os atores Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo se revezam para dar vida a história de amizade entre a menina Nina e o artesão seu Miguel, que acontece inesperadamente dentro de sua pequena loja de brinquedos.

Baseada na linguagem do Teatro de Formas Animadas, o espetáculo procura resgatar a sensibilidade dos processos artesanais e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo. O projeto, que já vem sendo pensado desde 2019, marca a primeira parceria do grupo “Depois do Ensaio” com Marcio Nascimento que, além de diretor, é ator das premiadas companhias “Cia Pequod de Teatro de Animação” e “Artesanal Cia de Teatro”.

“Desde que comecei a idealizar o projeto, já tínhamos o Marcio como diretor. Somos um grupo voltado para o trabalho do ator e, por ele também ser um artista bonequeiro, achamos que seria a pessoa perfeita para dar o tom que queríamos a essa montagem de poucas palavras, mas repleta de diálogos corporais e poéticos”, explica Thales.

A fim de aprimorar ainda mais o jogo de cena entre atores e todos os elementos cênicos presentes, os artistas receberam uma preparação corporal especial em mascaramento de Rodrigo Sangodare, que há mais de 10 anos desenvolve pesquisas com a linguagem.

Já a manipulação das marionetes teve orientação de Júlia Barnabé, artista que já se apresentou em mais de 10 países utilizando-se desse tipo de linguagem.  As canções e composições criadas para o espetáculo ajudam a dar o tom de fantasia e carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas.

Como se trata de um espetáculo online, a filmagem também foi pensada como uma linguagem própria para cativar a atenção do espectador. Serão usadas três câmeras com planos diferentes. 

Sobre a Cia Depois do Ensaio/Paideia Artes

O grupo Depois do Ensaio foi formado em 2012 por artistas de várias regiões do Rio de Janeiro que buscam a democratização e circulação da arte teatral por vários espaços fora das localidades de mais privilégio. Também participou do Programa da Shell "Iniciativa Jovem-Conexões", recebendo o selo de "Empreendimento Sustentável.

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Paideia Artes é um espaço de desenvolvimento artístico, que utiliza a arte como ferramenta de informação, cultura e formação social.  Além de realizar produções artísticas, oferece cursos nas áreas das artes cênicas, dança, música e desenho para pessoas de todas as idades. Hoje o grupo o Teatro Alternativo Almir Rodrigues.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida