Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Rio Design Indústria aproxima empresários do setor plástico de Três Rios e estimula a inovação

Evento reuniu empresários, estudantes e profissionais de áreas ligadas ao design

Evento reuniu empresários, estudantes e profissionais de áreas ligadas ao designFoto: Guarim de Lorena

05/04/16 12:36  -  Atualizado em  27/04/16 13:47

Para estimular o pensamento criativo e fomentar a importância do design como ferramenta estratégica de inovação para as empresas, o Sistema FIRJAN promoveu o Rio Design Indústria voltado para o setor de plástico.

O evento tem o objetivo de sensibilizar o empresário para a inovação através do design, abordando temas como negócios, inovação, comportamento, novas tecnologias e processos de produção, voltados para os desafios da indústria. Em parceria com o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ), o encontro reuniu especialistas e empresários, que debateram a aplicação da inovação para o desenvolvimento de produtos com baixo impacto.

O Rio Design Indústria contou com palestra de Roberto Verschleisser, professor do Laboratório de Biomimética da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ). Ele mostrou como elementos da natureza podem contribuir diretamente para a melhoria de produtos. Já os sócios da Tátil Design de Ideias, Ricardo Bezerra e Felipe Aguiar discorreram sobre o desenvolvimento de produtos que geram valor e relações sustentáveis entre marcas e pessoas.

A última apresentação ficou com o especialista da gerência de Inovação e Desenvolvimento Empresarial do Sistema FIRJAN, Fabiano Gallindo, que apresentou o Edital SENAI SESI de Inovação 2016.

“Este encontro é fundamental para o desenvolvimento do setor de plástico no interior do estado, não só pela presença das empresas, mas para difundir o raciocínio de que o design e a inovação são importantes em uma região carente deste tipo de atividade. Além de representar a injeção de valores na economia do estado do Rio” afirmou José da Rocha Pinto, presidente do Simperj.

O Centro Sul Fluminense tornou-se importante polo do setor de plástico nos últimos anos, concentrando significativo número de indústrias. Gladstone Santos Junior, diretor da Nova A3 instalada no município de Areal, viu na inovação a chance de melhorar o processo de sua indústria e se tornar mais competitivo para alcançar um novo espaço no mercado de luvas plásticas. “Investir em inovação nos rendeu melhoria nos processos e diminuição dos custos e do tempo que era gasto para a produção. O resultado disso foi a conquista de uma nova fatia de mercado”, explicou.

O encontro foi realizado na Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Três Rios, em 31 de março, e reuniu cerca de 60 pessoas entre empresários, estudantes e profissionais de áreas ligadas ao design.
 

Baixe arquivos do encontro:

Edital SENAI SESI de Inovação

Tátil Design de Ideias

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida