Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Procompi capacita micro e pequenas empresas

27/06/17 19:41  -  Atualizado em  30/08/17 14:39

J-0170-17 Fevest_Header Not_cia_Procompi_641-AJUSTADO.jpg

 

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae, coordenada pelo Sistema FIRJAN no estado do Rio. O objetivo do programa é elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios. No estado do Rio, a FIRJAN coordena projetos da cadeia da moda, formados pelos setores de joias e moda íntima, além de audiovisual, água mineral e plástico. 

Plástico
As empresas do setor de transformação de plástico que buscam melhorar a eficiência energética podem participar do Procompi. O programa oferece benefícios para financiamento de projetos de eficiência energética para as empresas do setor instaladas nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Baixada Fluminense, com o objetivo de elevar a competitividade da indústria. A iniciativa conta com capacitações, diagnóstico de eficiência energética e acompanhamento das oportunidades de melhoria, realizada por uma consultoria especializada. Serão selecionadas 25 empresas do setor.

Para participar, é necessário preencher e assinar o Termo de Adesão e enviar até 15 de setembro para o e-mail plastico@firjan.com.br. O valor do projeto é de R$ 2 mil, que pode ser pago à vista ou parcelado em até três vezes. As empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ) contam com condições especiais. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 2220-9726.


Joias e Moda Íntima
Vinte e seis empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do estado do Rio estão participando do Procompi para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. O programa contará com a formação de 13 duplas de empresas, cada uma composta por uma indústria de confecção e de joias. Durante um ano, elas assistirão a seis workshops e consultorias, que irão abordar temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto.O projeto foi elaborado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e o Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias).

As empresas participantes pleitearam a adesão ao programa por meio do preenchimento de um formulário diagnóstico e passaram por uma curadoria do corpo técnico do SENAI em conjunto com os sindicatos e o Sebrae. O lançamento do programa aconteceu em 5 de julho, durante a abertura da Fevest 2017, em Nova Friburgo. As coleções desenvolvidas ao longo do programa serão exibidas na edição 2018 da Fevest. Para mais informações sobre o programa, envie um e-mail para cadeiadamoda@firjan.com.br.

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida