Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Parceria entre SENAI e empresa vencedora do Edital SENAI SESI de Inovação entra nas Olimpíadas 2016

Protótipos do Ombrelone Solar serão testados no Campo de Golfe dos Jogos Olímpicos do Rio

Protótipos do Ombrelone Solar serão testados no Campo de Golfe dos Jogos Olímpicos do RioFoto: Divulgação/Insolar

03/08/16 07:00  -  Atualizado em  31/08/16 17:29

Vencedora do Edital SENAI SESI de Inovação 2015, a Insolar apresentou os quatro primeiros protótipos do Ombrelone Solar no Campo de Golfe dos Jogos Olímpicos do Rio. Ao utilizar sua área de cobertura de proteção dos raios solares, o Ombrelone gera energia limpa por meio de células fotovoltaicas instaladas em sua cobertura externa. O produto foi desenvolvido em parceria com os Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs) Ambiental e Automação e Simulação.

“A Insolar nos procurou com a ideia de desenvolver esse projeto, uma solução verde que prioriza um recurso renovável que temos em abundância: a energia solar”, conta Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema FIRJAN.

Henrique Drumond, fundador da Insolar, observa que a expertise do SENAI foi fator decisivo para o sucesso do projeto: “Nos laboratórios dos ISTs encontrei a tecnologia que precisava para desenvolver o Ombrelone. Escolher os parceiros corretos e obter uma boa consultoria são fatores fundamentais para o sucesso”.

O diretor da FIRJAN complementa: “o fato de o produto estar pronto e ter sido escolhido para estar nos Jogos Olímpicos é prova de que investir em inovação dá certo”.

Energia do sol para recarregar equipamentos

O Ombrelone Solar funciona a partir da tecnologia voltaica, não depende do brilho do sol para funcionar e é constituído de componentes elétricos que convertem a energia solar diretamente em eletricidade.

Dessa forma, o produto protege o usuário contra raios UVA e UVB e pode ser utilizado como fonte para recarga de equipamentos eletrônicos portáteis, além de abastecer baterias para garantir o fornecimento de energia, mesmo em dias e horários com baixos índices de incidência solar.

O empresário ressalta que, apesar do uso de tecnologias que poderiam encarecer o custo de produção, a preocupação foi criar um produto com preço atrativo para o mercado. “O Ombrelone Solar possui um valor que vai além do custo. Trabalhamos para que o produto não só atendesse as necessidades dos clientes, mas que fosse também acessível”.

O Ombrelone Solar ainda não está disponível para comercialização. A fase de testes foi realizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nas competições que aconteceram no campo de golfe.

Sobre o Edital SENAI SESI de Inovação

Com R$ 23,6 milhões disponíveis para o desenvolvimento de projetos, o Edital SENAI SESI de Inovação 2016 é uma grande oportunidade para as empresas investirem em produtos, serviços e processos inovadores e tonarem-se mais competitivas.

O financiamento não reembolsável, a possibilidade de participação de empresas de todos os portes e o desenvolvimento de soluções nos Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs) estão entre as vantagens oferecidas pelo edital. “O principal objetivo é criar inovação para a indústria, dando toda a estrutura necessária para que as empresas inovem”, ressalta Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema FIRJAN.

Com aporte de até R$ 400 mil por projeto, o edital se divide em três categorias: inovação tecnológica; protótipos inovadores; e inovação em saúde e segurança do trabalho. Nesta última, foi proposto um desafio que dará pontos extras às empresas que tenham desenvolvido soluções no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O Edital SENAI SESI de Inovação tem chamada contínua até 14 de novembro, quando se encerra o período de recebimento de ideias.

Saiba mais sobre o Edital SENAI SESI de Inovação 2016

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida