
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, e Carlos Eduardo Sá Baptista, coordenador do NúcleoFoto: Vinícius Magalhães
No biênio 2025-2026, a Firjan está realizando uma série de investimentos em melhorias, implantação de centros de referências e modernização de escolas, unidades tecnológicas e laboratórios. Os projetos foram destacadas por Luiz Césio Caetano, presidente da federação, nessa quinta-feira (13/11), durante a última reunião do ano do Núcleo Sindical Rio.
Entre os principais investimentos, estão a implantação do Centro de Referência de TI-Digitech, na Cidade Nova; a modernização do parque aquático da Firjan SESI Jacarepaguá; a modernização da Escola Firjan SESI Jacarepaguá; a atualização tecnológica automotiva da Firjan SENAI Jacarepaguá; a modernização do Centro de Referência em Engenharia e Design Industrial, em Vila Isabel; o desenvolvimento do convênio Lab Procel II e a modernização do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI, na Cinelândia.
O presidente da Firjan também destacou o Escritório de Carreira, um novo programa para aumentar ainda mais a empregabilidade de profissionais oriundos da Firjan SENAI, iniciativa sob a responsabilidade da Gerência de Responsabilidade Social da Firjan SESI. “O Sistema Firjan criou um facilitador estratégico de empregabilidade, potencializando a inclusão e atuando de forma personalizada para conduzir o aluno ao mercado de trabalho. Trata-se de uma iniciativa inovadora, que une as necessidades da indústria aos anseios dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de as empresas encontrarem talentos qualificados para fortalecer sua competitividade”, disse Caetano.
No balanço do primeiro ano de atividades do Núcleo Sindical Rio, o coordenador Carlos Eduardo de Sá Baptista destacou que foi um período bastante produtivo e também avaliou os investimentos previstos pela federação. “Não é fácil implementar projetos com essa magnitude. É muito trabalho e muita entrega. Temos um período desafiador pela frente”. O empresário, que também preside o Sinmetal/CEM-Rio, discorreu ainda sobre Reforma Tributária e Fundo Orçamentário Temporário (FOT) e elogiou “a ideia exitosa do presidente Caetano de criar esse Núcleo”.
Participaram também da reunião as seguintes lideranças empresariais: Aidei dos Santos Lisboa (Sindicalçados), Antonio Berenguer (Sinditextil), Bernardo Jannuzzi (SNIC), Celso Mattos (Sindirepa RJ), Claudia Crivano (Sinicon), Evandro de Freitas Júnior (Sindistal), Gil Groismman (SIM-Rio), Isaac Plachta (Siquirj), Lygia dos Anjos Gomes (Siquirj), Marcelo Kaiuca (Induscimento), Pedro Iniguez Solares Jr. (SIM Rio), Pedro Teixeira (Sindi Aço), Renan Chiabai Feghali (SIMME), Sérgio Ramalho (Siperj), Celso Braga (Sinfar-RJ), Renata Daflon (Sigraf), Fernando Salgado (Sindbebi) e Dayane Lima, da Ternium.
Nayara Freire, especialista em Estudos Econômicos da Firjan, apresentou o Indice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que visa discutir o ambiente de negócios, olhando como as prefeituras estão alocando o que arrecadam, como os recursos públicos estão sendo administrados e mostrando os gargalos que precisam ser enfrentados para mudar a realidade atual.
O FOT foi apresentado por Rodrigo Barreto, gerente Jurídico Tributário. Segundo ele, ainda não há previsão de o projeto ser pautado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), mas a Firjan está atenta a isso e trabalhando diariamente para barrar a aprovação do mesmo.
Por fim, Ricardo Pereira, gerente de operações da Firjan SENAI em Benfica e em Vicente de Carvalho, e Rossana de Araujo, gerente de Mercado, apresentaram as atualizações técnicas da Firjan SENAI SESI. Pereira anunciou o edital de gratuidade de cursos técnicos, cujas inscrições tem previsão de abertura ainda para novembro, em todas as unidades da Firjan SENAI no estado.