Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Sistema FIRJAN repudia prorrogação das restrições logísticas pela Prefeitura do Rio

Novos horários para circulação de veículos de carga entraram em vigor em 18 de julho

Novos horários para circulação de veículos de carga entraram em vigor em 18 de julhoFoto: Fabiano Veneza

16/09/16 16:52  -  Atualizado em  16/09/16 17:52

O Sistema FIRJAN vem a público manifestar seu repúdio contra a decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de tornar permanentes as medidas de restrição à circulação de veículos de carga na cidade, que haviam sido adotadas para os períodos de realização dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. E com o agravante de incluir um tipo de veículo que antes ficara de fora das proibições.

A decisão irá afetar gravemente diversos setores da economia, especialmente os de alimentos, bebidas e construção civil, que já são impactados por aumento de custos de distribuição desde que as restrições entraram em vigor, em 18 de julho. 

Nos 321 km² de área onde as restrições logísticas foram aplicadas se encontram mais de 100 mil empresas de diversos setores, representando 80% da atividade econômica da cidade. Além de aumentar os custos e, consequentemente, afetar a competitividade dessas empresas, a prorrogação também atinge duramente atividades que empregam 2 milhões de trabalhadores.

Também é inaceitável que a Prefeitura tome tal medida sem qualquer consulta aos setores afetados. O modelo adotado para os Jogos foi definido após oito meses de negociações e envolveu, além da Prefeitura e a Empresa Olímpica Municipal, representantes de entidades de classe empresariais, devido justamente ao grave impacto sobre a atividade econômica.

Em defesa dos interesses da indústria fluminense, o Sistema FIRJAN irá adotar as iniciativas cabíveis para que as restrições logísticas, antes previstas para ocorrerem até 18 de setembro, não se tornem permanentes.

Atuação eficaz antes dos Jogos Olímpicos

No período de consulta para definição das adequações logísticas na cidade do Rio durante os Jogos Rio 2016, a FIRJAN acompanhou de perto o debate e contribuiu com uma série de propostas, obtendo conquistas importantes para o setor industrial.

As sugestões foram acatadas pela prefeitura, garantindo as operações do setor produtivo, sem desconsiderar os interesses do governo. Como resultado, o período de limitação à circulação de veículos de carga foi reduzido em 14 dias, o horário para circulação de caminhões na Avenida Brasil foi acrescido em uma hora e também foi alterado o polígono que restringiu o tráfego de cargas.


Conheça as propostas da FIRJAN sobre as restrições logísticas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016

Saiba mais sobre o acordo entre o Sistema FIRJAN e a Prefeitura do Rio para minimizar o impacto das restrições logísticas

Acesse o Diário Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, edição nº 122 de 15 de setembro de 2016

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida