
Unidade da Indústria do Conhecimento do Formiga retoma atividades na TijucaFoto: Divulgação
A Firjan SESI reinaugurou nesta segunda-feira (27/3) a unidade da Indústria do Conhecimento do Formiga, localizada na Rua Castelo Novo - 150, na Tijuca. O projeto visa disponibilizar de forma gratuita para a comunidade, um ambiente multiuso com foco na promoção de ações de cultura, lazer, educação e cidadania, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando assim a importância da sustentabilidade no dia a dia dos usuários. O evento de reabertura contou com contação de histórias e atividades recreativas com alunos de escolas da região durante todo o dia.
O espaço conta com acervo literário, acesso à internet, conteúdo digital e materiais para o desenvolvimento de atividades como oficinas, palestras, exibições de filmes e contação de histórias.
“Com mais essa unidade vamos ampliar o acesso aos serviços oferecidos para a comunidade. Esse é um projeto de grande relevância para a promoção da cultura e cidadania. Assim estaremos contribuindo para a transformação das pessoas com foco na melhoria de vida.”, destacou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
O projeto busca se adequar às necessidades locais, atendendo demandas das comunidades. “Buscamos estar antenados com as necessidades do território, promovendo conexões para o desenvolvimento de projetos para a localidade”, destacou Maria Cristina Magalhães, coordenadora de Cidadania da Firjan SESI, reforçando a importância da reativação da unidade.
Com mais essa unidade serão sete estruturas em funcionamento em todo o estado. As outras seis atendem a população das localidades do Borel, Cidade de Deus, Providência, Santa Marta, Prazeres e Morro Azul. Ao todo, em 2022, o projeto teve mais de 31,5 mil atendimentos nos territórios onde é aplicado.
As unidades da Indústria do Conhecimento, do Programa SESI Cidadania, são referências nas localidades onde atuam. Além de cultura e lazer, as estruturas contribuem para a formação dos estudantes, que utilizam o local para a realização de pesquisas e atividades escolares.