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Firjan SESI prepara guia de cuidados com a saúde mental para a retomada

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Publicado em 03/09/20 17:30  -  Atualizado em  03/09/20 17:57

O medo, a angústia e a preocupação são sentimentos que afetam muita gente no retorno ao ambiente físico de trabalho, após cerca de cinco meses de quarentena. Atentos ao que esse turbilhão de pensamentos pode causar ao indivíduo, a Firjan SESI preparou o guia Retorno físico ao ambiente de trabalho – cuidados com a saúde mental”. O objetivo é tornar a volta mais suave, serenando as sensações de instabilidade.

A psicóloga Mônica Darlen, analista de Produto (Saúde Mental) da Firjan SESI, ressalta que o estresse pós-traumático é esperado depois de situações extremas, a exemplo da pandemia do novo coronavírus. No entanto, acrescenta, a retomada da rotina é positiva, porque devolve ao trabalhador o ambiente onde ele anteriormente tinha realizações.

“O guia foi criado para conscientizar o trabalhador de que a variação de sentimentos entre bons e ruins não é exclusividade dele, faz parte do cenário de emergência de desastre sanitário, que gera por si só essas sensações”, enfatiza Mônica.

A publicação orienta que cada um se comprometa diariamente com a sua segurança e a dos colegas de trabalho, respeitando todos os protocolos. Há uma série de dicas; por exemplo, sobre como desenvolver a resiliência, que é uma forma de resistência ao estresse, relacionada a processos de recuperação e superação. Também entre as dicas está fazer algo de que goste, como meditar, desenhar ou dançar, para liberar a tensão.

Outra sugestão é criar maneiras de se integrar e se comunicar com os colegas, seja com um post-it no computador do outro ou chamadas virtuais, ainda que no mesmo ambiente. “Não percam a esperança de recomeçar e cuidem da saúde mental como uma aliada para estimular sua perseverança e proatividade”, diz a psicóloga.

Outra orientação é que seja criado um clima onde os trabalhadores compartilhem com os seus colegas experiências e qualidades positivas, que ajudam a vencer as adversidades. Substituir os medos e apreensões pela curiosidade saudável também vai gerar um ambiente de positividade, diminuindo, assim, a expectativa de que algo ruim possa acontecer.

DICAS PARA OS TRABALHADORES DE SUA EMPRESA
Algumas pessoas nascem com o sentimento de resiliência mais evidente e perceptível; em outras, ele pode ser desenvolvido.

MANTENHA-SE FLEXÍVEL
Encontre formas de se adaptar a diversas situações

APRENDA
Busque aprender com outras pessoas novas formas de lidar com situações adversas e problemas

TENHA ATITUDE POSITIVA
Em tudo o que fizer, coloque-se disponível e pense na melhor forma de fazê-lo

MANTENHA-SE CONECTADO
Esteja sempre em contato com amigos, colegas e sua rede de relacionamentos

LIBERE A TENSÃO
Reserve um momento para si mesmo, como escrever um diário, meditar, desenhar, dançar ou fazer terapia

TENHA SENSO DE PROPÓSITO
Faça algo que agregue sentido à rotina, proporcione sensação de utilidade e promova melhorias em você como ser humano

APRENDA HÁBITOS SAUDÁVEIS
Faça atividades que reduzam situações estressantes, como a prática de exercícios

ACREDITE EM SI MESMO
Orgulhe-se de suas habilidades e cuide de sua autoestima

SORRIA
Mesmo que esteja com máscara, use os olhos

SEJA OTIMISTA
Pense que todas as situações que vivenciamos são temporárias e irão passar

Clique aqui para acessar o guia sobre saúde mental e todas as publicações da Firjan SESI relativas ao período de pandemia.

Essa matéria é da revista Carta da Indústria. Acesse aqui mais reportagens especiais.

 

 
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