Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Firjan participa do Congresso RH-Rio 2019

Estande da Firjan recebeu 16 palestras gratuitas

Estande da Firjan recebeu 16 palestras gratuitasFoto: Vinícius Magalhães

24/05/19 11:43  -  Atualizado em  24/05/19 12:30

Reunindo o que há de mais inovador na área de gestão de pessoas, o Congresso RH Rio 2019, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH), aconteceu em 14 e 15 de maio, no Windsor Oceânico Hotel, na Barra da Tijuca, e contou, mais uma vez, com a participação da Firjan. 

“Participamos há alguns anos do Congresso. Entendemos ser um evento estratégico para nossa aproximação com todos os profissionais de Recursos Humanos (RH) das indústrias do Rio. Estimulamos, inclusive, a presença de todos esses profissionais no Congresso, pois ele é uma grande ferramenta de desenvolvimento para as empresas, trazendo novas perspectivas e competências”, destaca Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan.

A federação contou com um estande de 40 m² durante o evento, onde realizou 16 palestras gratuitas, apresentou cases de sucesso, nos quais a Firjan SENAI SESI atuou, e ainda organizou 30 reuniões com empresas fluminenses para construção de agendas positivas e planos de ação na área. Além disso, levou 160 profissionais de RH das indústrias de todas as regiões do estado para conhecerem as novidades da área apresentadas.

“Sempre marquei presença nesses eventos que considero extremamente importantes para a reflexão do papel do RH nas organizações, algo tão essencial para ajudá-las a atingir seus objetivos de negócios”, ressalta Hermancia Vianna, gerente de RH da Carta Fabril.


Palestra sobre incentivos fiscais e inovação aberta

A Firjan apresentou um panorama de sua atuação no apoio à captação de recursos para empresas que desejam investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento, responsabilidade social e educação, durante a palestra “Leis de Incentivo e Inovação Aberta”.

Tami Vivas, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da Firjan, detalhou um mapeamento dos atuais recursos existentes no país, que se dividem em suporte direto (recursos reembolsáveis e não reembolsáveis); suporte indireto (investimentos obrigatórios, subcrédito e incentivos fiscais); e recursos do próprio Sistema S (Edital de Inovação para a Indústria, Bolsa de Estudos, Termo de Cooperação Técnica e Financeira e o programa Sebraetec).

“Muitas vezes, as empresas têm interesse em investir em novos projetos, mas não sabem onde conseguir os recursos. A Firjan fornece todas as orientações necessárias e também podemos ser parceiros na implementação dessas iniciativas”, disse Tami. 

A federação também palestrou no evento sobre temas como indústria 4.0, responsabilidade social e gestão integrada de saúde e segurança do trabalho, entre outros.
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida