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Competitividade / Economia do Rio/ Infraestrutura

Firjan destaca a concessão conjunta do Galeão e Santos Dumont, mas alerta para a necessidade de ações imediatas

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Publicado em 11/02/2022 18:52  -  Atualizado em  11/02/2022 18:59

A Firjan considera positiva a realização da concessão conjunta dos terminais aeroportuários da cidade do Rio de Janeiro, já que os dois constituem um sistema multiaeroportos, atendendo a uma mesma região - a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A operação coordenada entre o Galeão/Tom Jobim e o Santos Dumont está em consonância com o que a federação vem propondo nos últimos anos ao governo federal e defende na nota técnica “Sistema Multiaeroportos do Rio de Janeiro”, produzida em 2021.

A Firjan destaca, no entanto, a necessidade da celeridade no processo de concessão dos dois terminais; e, durante o período de estruturação do novo edital, a necessidade de implementação de medidas para reequilibrar a conectividade do aeroporto internacional. A competição desenfreada entre os dois terminais cariocas ocasiona perdas profundas para a economia fluminense, em especial para o transporte de cargas.

Conforme o estudo, o aumento do número de voos no Galeão/Tom Jobim é fundamental para a consolidação do hub aéreo do Rio de Janeiro, aumentando a competitividade, promovendo a redução do frete aéreo na cidade, além de propiciar  acréscimo de 0,6% no PIB fluminense por ano (R$ 4,5 bilhões).

Baixe a nota técnica Sistema Multiaeroportos do Rio de Janeiro aqui

 
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