Luiz Césio Caetano destaca importância de debate sobre os entraves que precisam ser solucionados no mercado de gásFoto: Paula Johas
“Como fazer do Rio de Janeiro um estado vencedor”. Esse foi o destaque colocado pelo 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, ao abrir a reunião do Núcleo do Gás do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da federação. O encontro antecedeu o evento “Indústria do Rio no Mercado Livre de Gás - Workshop de Transporte”, promovido pela Firjan SENAI nesta quinta-feira, dia 5/9.
Para Caetano, a reunião realizada na sede da Firjan, com a participação dos principais stakeholders e representantes de toda a cadeia do mercado de gás – regulação, produção, transporte e consumidor -, foi uma oportunidade para debate sobre os entraves que precisam ser solucionados para fazer do estado do Rio um grande produtor e consumidor do insumo.
Entre os participantes do encontro, estavam o diretor do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcelo Weidt, e o diretor substituto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Bruno Caselli, que falaram das ações em andamento e a disposição para apoiar nos avanços necessários.
Caselli destacou consulta pública aprovada recentemente. “Teremos, pela primeira vez na ANP, a consulta prévia da agenda regulatória, um instrumento bastante importante no sentido de dar transparência às ações que o regulador pretende desenvolver”, pontuou o diretor da Agência, colocando a importância da participação do mercado nesse processo de construção.
A gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI SESI, Karine Fragoso, que também abriu o encontro, ressaltou avanços necessários para o desenvolvimento do mercado e questões trabalhadas pelo Núcleo do Gás da Firjan, criado em 2017. Fragoso enfatizou que o gás é uma prioridade para a Firjan por agregar valor para a economia do estado do Rio e do Brasil.
“A gente vem fazendo reuniões de rotina desse Núcleo para tratar das questões relacionadas ao gás, não só no estado do Rio de Janeiro, a regulação estadual, mas também as questões relacionadas ao gás no federal”, disse Fragoso.
Na reunião, o gerente de Cenários de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI SESI, Fernando Montera, abordou as frentes de trabalho do grupo: monitoramento regulatório; monitoramento do mercado; elaboração de propostas para melhorias legislativas; promoção da integração entre empresas, governos e reguladoras.
Montera também destacou avanços no mercado de gás desde a criação do Núcleo, entre eles a abertura do mercado livre de gás, a repactuação de contratos de fornecimento com a Petrobras, os avanços na simplificação de normas e o estreitamento de relações da Firjan com o mercado, o que permite a compreensão das necessidades também de capacitação e desenvolvimento tecnológico para as indústrias e ação assertiva da Firjan SENAI.
Veja como foi o evento “Indústria do Rio no Mercado Livre de Gás - Workshop de Transporte”, que contou com a participação do diretor do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcelo Weidt, e representantes de importantes empresas do mercado de gás.