Membros da Comissão Municipal da Firjan em Macaé participaram, em 11/11, da solenidade de entrega Licença Prévia Ambiental do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) no Palácio Guanabara. O documento, aprovado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi entregue pelo governador do estado, Wilson Witzel.
A Licença Prévia aprovou a localização e concepção do projeto do porto, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases do empreendimento. A próxima etapa é a liberação da Licença de Instalação, o que deve acontecer nos próximos meses. A previsão é de que as obras comecem no ano que vem.
O Tepor é um pleito antigo dos empresários de Macaé, considerado muito importante para o desenvolvimento da cidade e da região. O Terminal será construído para atender a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de transportes de cargas de outros setores.
"Com a Licença Prévia entregue no Palácio Guanabara, o Terminal Portuário de Macaé vence uma importante etapa. Como acontece em projetos deste porte, o Tepor ainda viverá outros desafios até sua consolidação como um importante porto para a região, com foco especial no setor de O&G", diz Fernando Aguiar, presidente da Firjan Norte Fluminense.
Para o coordenador da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, o porto é mais um passo importante na recuperação econômica da cidade. “Macaé vai se tornar um polo de energia e termos o Tepor em funcionamento vai acelerar esse processo”
O Tepor
Com uma área onshore de 6.000.000 m² e dois terminais, o Tepor será construído no bairro do Barreto, em Macaé.
Serão dois terminais. O terminal A será voltado para líquidos e apoio offshore. Nele será construída uma ponte de 4km e 16,5 metros de profundidade. Serão dois berços de atração para movimentação de líquidos, ligados por dutos a um terminal de armazenamento de combustíveis, produtos químicos e outros derivados, com capacidade de até 420.000 m³. Também está previsto no projeto, um berço para recebimento de para cargas de GNL, composto por unidade flutuante de regaseificação e área reservada para implantação de tanques de armazenamento de GNL.
O terminal de apoio offshore incluirá ainda nove berços para supply boats e poderá receber navios de longo curso, sondas e plataformas em manutenção ou descomissionamento.
Já o Terminal B será voltado para movimentação de petróleo e terá dois berços de atracação. A profundidade natural é de 27 metros, aptos a receber navios VLCC. A capacidade de movimentação é de até 2 milhões de barris/ dia.