Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Competitividade

#MandaProSENAI: empresários fluminenses conhecem desafio

No projeto #MandaProSENAI, alunos do SENAI vão pensar soluções para problemas reais da indústria metalmecânica

No projeto #MandaProSENAI, alunos do SENAI vão pensar soluções para problemas reais da indústria metalmecânicaFoto: Fabrício Rocha

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 08/04/16 16:04  -  Atualizado em  08/04/16 20:15

Empresários fluminenses participaram, nesta quinta-feira (07/04), de encontros de orientação sobre o #MandaProSenai, lançado neste mês pelo SENAI Rio. O projeto vai desafiar alunos do SENAI a buscar soluções para problemas reais na área metalmecânica. Os eventos foram realizados nas unidades do SENAI em Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende.

Os próprios empresários podem inscrever seus desafios, na página do #MandaProSENAI, até 15 de abril. A proposta é que os estudantes testem seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade da indústria e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.

Manda Pro SENAI Interna - Petropolis.jpg
Orientação, em Petrópolis, sobre o Projeto #MandaProSENAI
Foto: Carlos Felipe

Ex-aluno do SENAI, o gerente de Engenharia da GE Celma, Francisco Meira, ficou otimista com o que viu durante a apresentação em Petrópolis. “Já consigo imaginar um projeto que exige uma demanda de redução de tempo em operações de usinagens. Hoje, a forma como fazemos ainda é muito elementar. Como devemos fazer vários setups em um dia, preciso ganhar tempo nisso. Eu não tenho dúvida que os alunos do SENAI podem ajudar muito nessa solução”, explicou.

Thaís Aranha, da Brasil Amarras, acredita que o projeto é uma ótima oportunidade de integrar alunos e indústria. “Transformar a teoria em prática e resolver esses desafios é perfeita para os dois lados. Traz benefícios para os estudantes, que adquirem experiência e para as empresas, que ganham soluções”, ressaltou.

O diretor da MHS – Mecânica, Hidráulica e Sistemas, e presidente do Sindmetal, Cláudio Tângari, acredita que essa aproximação entre alunos e empresários pode alcançar jovens desde a Escola SESI até a faculdade SENAI. “O modelo é possível e utilizado com sucesso por países como Alemanha e Coréia. O aluno é formado de maneira muito mais coerente com a realidade. É um sonho, mas é factível e seria muito bem aceito pela sociedade brasileira, principalmente no período que estamos enfrentando”, garantiu o empresário.

“É o tipo de projeto que sempre esperei. O ensino no Brasil tem essa falha de ficar muito distante da prática de mercado, e o #mandaprosenai está aproximando o ensino da necessidade da indústria, com um pensamento direcionado para a solução”, afirmou o gerente da Packseven Industria e Comércio, de Bom Jardim, Francisco Alberto Cantelmo.

Manda Pro SENAI Int 2 - Petropolis.jpg
O Desafio #MandaProSENAI é um projeto integrador que transforma indústria e estudantes
Foto: Carlos Felipe

Durante o desenvolvimento das ideias, os alunos vão visitar a empresa para tirar dúvidas e aperfeiçoar seu projeto, com o objetivo de, ao final, terem protótipos fiéis às necessidades da indústria. O #MandaProSenai, realizado em parceria com os sindicatos da indústria metalmecânica, envolve alunos de cinco unidades SENAI do estado: Nova Friburgo, Niterói, Resende, Petrópolis e IST Automação e Simulação. Em agosto, essas escolas realizam exposições dos projetos dos estudantes.

Saiba mais

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida