Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Comunidade Empreendedora: programa oferece bolsa para produtos da Casa Firjan

Agentes do SESI Cidadania trabalham na mobilização de possíveis candidatos às bolsas

Agentes do SESI Cidadania trabalham na mobilização de possíveis candidatos às bolsasFoto: Paula Johas

30/04/19 10:16  -  Atualizado em  14/05/19 09:23

Com o intuito de capacitar pessoas de baixa renda envolvidas em projetos sociais e empreendedores que desejam aplicar a inovação para transformar a realidade de suas comunidades, a Casa Firjan lançou, em 24/04, o programa Bolsa Comunidade Empreendedora. O programa oferecerá 100 bolsas integrais para cursos, oficinas e masterclasses da Casa. “Queremos trazer pessoas criativas e engajadas para dentro de nossos ambientes educacionais, eliminando as barreiras financeiras”, destaca Carolina Jaguaribe, especialista de Projetos Especiais da Casa Firjan.

Após uma breve apresentação do edital, o público interessado pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado no espaço, por meio da degustação dos cursos Estudos de Futuro, Criatividade Aplicada, Design Thinking e Fabricação Digital, apresentados por seus respectivos docentes.

João Vitor Teodoro, estagiário do polo de inovação social Favela Hub, se interessou pelo curso de Design Thinking. “Eu sou um inovador social e gosto de projetar ideias e aplicá-las dentro da minha comunidade, que é a Pavão-Pavãozinho. Seria interessante aprofundar o conhecimento que rapidamente obtive aqui sobre Design Thinking”, conta.  

Já Célia Cristina Lima, integrante do projeto de acolhimento terapêutico para mulheres negras Psicopretas e moradora do bairro de Engenho Novo, quer apostar no curso Estudos de Futuro. “Sempre fui muito curiosa e sou uma mulher empreendedora com mil projetos em mente. Todos os cursos são instigantes, mas quero investir no futuro, porque ele já está aí, e contribuir para construção de outras realidades possíveis”, revela.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e seguem até 24/05, contemplando cursos que serão realizados entre junho e dezembro deste ano. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos e estar cursando ou concluído a sétima série do ensino fundamental.

Carolina destaca que o processo de seleção foi pensado de modo a compreender o perfil dos candidatos, que deverão preencher um formulário e enviar um vídeo de até dois minutos compartilhando suas experiências, conquistas e ambições. “O formato busca uma troca entre a Casa e os interessados e nosso portfólio de produtos pode aumentar em decorrência dos anseios sinalizados”, ressalta.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 05/06. Para mais informações, clique aqui.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida